Concórdia decreta situação de emergência após passagem de tornado

Defesa Civil confirmou o fenômeno, com ventos acima de 100 km/h


Por Catanduvas Online

29/06/2022 18:12



img


O município de Concórdia decretou situação de emergência nesta quarta-feira, dia 29, em função dos estragos causados por um tornado que atingiu um raio de 18,3 quilômetros entre o bairro Guilherme Reich e as comunidades de Suruvi, Vila Jacob Biezus, Linha Tiradentes, Barra Bonita e Linha Periquito na última semana. Os prejuízos inicialmente calculados estimam perdas de R$ 10 milhões.

 

A decisão foi aprovada de forma consensual entre os participantes de uma reunião realizada pelo Executivo, que contou com a presença da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Epagri, BRF, Celesc e Legislativo.

 

Nesta terça-feira, dia 28, a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado pelo município, com ventos acima de 100 km/h. Foram atingidas 60 propriedades e 50 residências, deixando um rastro de destruição em indústrias, estabelecimentos comerciais e propriedades do agronegócio.

 


MEPITA ?>

 

Os prejuízos maiores foram de ordem material, comprometendo as produções de suínos, aves, leite e reflorestamento. Mais de uma centena de postes de energia foi danificada e pelo menos 200 árvores foram removidas das estradas nas comunidades atingidas.

 

O prefeito Rogério Pacheco explicou que o decreto dá condições para as famílias atingidas, que não possuem seguro, acessar linhas de crédito com juro baixo e financiamento de longo prazo, subsidiados pela Epagri. Da mesma forma, as empresas que possuem ou não seguro, conseguirão recursos com taxas mais acessíveis junto às instituições bancárias.

 

Oeste Mais