Acumulados de chuva podem superar 100mm entre quarta e quinta-feira


Por Catanduvas Online

30/05/2022 16:44



img


Nesta terça-feira (31), a entrada de uma massa de ar seco e frio avança no estado, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando queda nas temperaturas e mantendo o tempo firme. Já nas regiões entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, o tempo segue nublado com chuva, que aparece com intensidade por vezes moderada.

 

A partir da quarta-feira (01), a formação de uma região de baixa pressão provoca chuva persistente e intensa em Santa Catarina, que pode ocorrer a qualquer hora do dia. Estas condições permanecem até a noite de quinta-feira (02) em todo o estado, com acumulados de precipitação que podem superar 100 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa (alagamentos, inundações e deslizamentos), com acumulados pontuais que podem chegar a 150mm.

 

Na sexta-feira (03) as áreas de baixa pressão se afastam para o oceano, porém o tempo segue nublado e com condições para chuva ao longo do dia no litoral e áreas próximas, especialmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano para a costa. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. A tendência para o final de semana é de permanência do tempo instável, com a aproximação de novas instabilidades no oeste, que devem provocar chuva neste período. 

 

Em relação ao monitoramento hidrológico, devido aos volumes de precipitação previstos para quarta-feira (01) e quinta-feira (02), associado as precipitações já ocorridas e o solo encharcado, indica-se um nível de observação para a ocorrência de inundações no estado, sobretudo em rios menores, córregos e riachos, principalmente nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí, com destaque para a quinta-feira (02).

 


MEPITA ?>

 

Fonte: Defesa Civil SC