Workshop de Turismo é sucesso em envolvimento e participação


Por Catanduvas Online

27/09/2019 16:30



img


Na noite do dia 25 de setembro, aconteceu em Catanduvas o 1° Workshop de Turismo, um evento com grande participação e envolvimento dos presentes contribuindo para o desenvolvimento turístico sustentável do município.

 

O evento foi conduzido pelo facilitador Wilson Miguel do Grupo Eco & Eco presente em 157 projetos executados em 24 estados do Brasil. O grupo ajuda gestores a aumentar as receitas através de assessoria focada no desenvolvimento turístico, apresentando soluções inovadoras e sustentáveis, integrando de forma harmoniosa a natureza, a saúde, o esporte, o lazer e a qualidade de vida, focados na construção de um mundo melhor.

 

A Organização Mundial do Turismo (Agência especializada das Nações Unidas em Turismo), o Ministério do Turismo e estudos do Ministério do Turismo apontam a atividade turística como uma oportunidade única de fazer avançar as esferas econômica, social e ambiental, além de ser a atividade com maior poder de crescimento no curto prazo.

 

Após os estudos realizados neste primeiro Workshop, percebe-se que Catanduvas tem um grande potencial turístico. Foi identificado junto aos presentes produtos e atrativos que precisam apenas ser potencializados e uma gama enorme de outros atrativos e produtos que podem ser lançados no curto prazo, tornando Catanduvas referência turística regional e alavancando a arrecadação do município, destaca Wilson Miguel.

 

Coffee Break a base de Erva-Mate preparado por Salete Ribeiro

 

Para Juliane Pissoli, Presidente do Conselho Municipal de Turismo e que integra a Administração Municipal, desenvolver o turismo é uma missão desafiadora. “Entramos para o Mapa do Turismo que foi uma conquista grandiosa para Catanduvas e perceber a participação de entidades, empresários, pessoas de cidades vizinhas, catanduvenses entusiastas, nossos ervateiros, enfim, tantas lideranças, nos motiva a seguir com este projeto sempre priorizando a participação e envolvimento da população”, comentou Juliane. Observando ainda que Catanduvas é a Capital Catarinense do Chimarrão e neste primeiro evento ficou claro como o município anseia por este desenvolvimento, fortalecendo sua história e identidade. “São várias as possibilidades e pretendemos realizar próximos encontros para desenvolver este caminho de forma participativa e sustentável. Temos apenas a agradecer este momento possibilitado pelo Grupo Eco&Eco, todos que marcaram presença, as nossas Ervateiras, ao Conselho de Turismo pelo apoio, A Facoc pela parceria, a Salete Ribeiro apaixonada pela culinária e que preparou o Coffee Break a base de Erva-Mate, enfim a todos que torcem por Catanduvas”, enfatizou.

 

A Presidente do Conselho Municipal de Turismo destacou ainda o apoio de Ângela Maria Cassiano de Morais da Cruz representando os vereadores, dos secretários e todos os colaboradores da Administração Municipal, representatividades importantes e atuantes no Turismo Nacional como Evandro Novak, Presidente Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Conselheiro de Turismo do MTUR - Ministério do Turismo, Yuri Piccoli Hentz, Vice Presidente da IGR (Instância Governamental Regional) e também Gestor de Projetos e Comercial do Grupo Eco & Eco, além do total e irrestrito incentivo do prefeito Dorival Ribeiro dos Santos.

 

A Administração Municipal de Catanduvas acredita no potencial de Catanduvas, e resalta que a prova disso são os grandes investimentos e melhorias feitas pela atual gestão do município. "Desde o início, a grande preocupação foi em oferecer melhor qualidade de vida, melhores espaços públicos e melhores condições de trafegabilidade. A cidade toda está em obras, muitas realizadas, outras em andamento e projetos futuros, como do Parque Linear apresentado onde duas praças serão licitadas nos próximos dias", informou a secretária de administração Lucimari Spader.

 

Implementar o turismo sustentável e transformá-lo na “alavanca” econômica do município é uma missão desafiadora que somente será conquistada com uma gestão global e parcerias.

 

Assessoria