Equipe de Saúde de Catanduvas participa de palestra sobre Setembro Amarelo


Por Catanduvas Online

02/10/2018 23:39



img


“A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas realizou na última sexta feira dia 28, palestra de prevenção ao suicídio, com o tema”..Fale o que Sente, Escute quem Sente, Salve uma vida.”, Falar é a melhor opção. O evento contou com esclarecimentos do Dr. Nilton Perlin, Médico do ESF II, e da psicóloga Franciele Butzen e da Enfermeira Hérica Bressan.  

 

 

A palestra foi uma ação da campanha Setembro Amarelo mês internacional da Prevenção ao Suicídio. O objetivo foi debater o assunto com as equipes dos ESFs da Secretaria de Saúde do Município com o intuito de conscientizá-los para uma atenção mais humanizada e focada aos comportamentos ou ideações suicidas, informando sobre riscos e sinais de alerta, que podem ser percebidos por qualquer profissional de saúde que faça o acolhimento deste paciente e que depois de identificado, pode então ser encaminhado aos equipamentos adequados.

 

De acordo com Franciele, os palestrantes participaram de uma capacitação para falar sobre o assunto “Nos preparamos desde o início do mês de Setembro para aproveitar esse importante momento de falar sobre prevenção do suicídio e, aos poucos, quebrar alguns tabus e derrubar preconceitos”.

           

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção ao suicídio, tema tabu até hoje na sociedade e ainda pouco abordado nas discussões sociais. O debate sobre o assunto é importante, visto que o suicídio vem ganhando espaço na mídia e em jogos como o Baleia Azul e com o aumento dos índices que são cada vez mais alarmantes.

 

Segundo a OMS, Organização da Saúde, que desde 2015, mais de 800 mil pessoas cometeram suicídio. No ano de 2017 a Organização voltou suas ações anuais ao tema.

 

 

O evento terminou com uma caminhada representativa dos profissionais até a Prefeitura Municipal.

 

Assessoria