Ventania passa dos 100 km/h em SC e no PR


Por Catanduvas Online

24/09/2018 19:42



img


Ventos com mais de 100 km/h voltaram a ocorrer sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, depois da ventania da madrugada do primeiro domingo da primavera. O mais impressionante foi o que ocorreu na região de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, onde o aeroporto local registrou três rajadas de vento sucessivas com mais de 100 km/h. Ao meio-dia, uma rajada chegou aos 101 km/h, às 13 horas uma rajada alcançou 120 km/h e às 14 horas outra rajada atingiu 111 km/h.

 

Em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, o temporal veio ventania e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 96 km/h entre 13 horas e 14 horas e em seguida ocorreu outra, com 103 km/h, entre 14 horas e 15 horas. O aeroporto local registrou o granizo e rajada de 90 km/h.

 

Rajadas de vento da ordem de 100 km/h são fortes para destelhar vários tipos de cobertura de edificações, arrancar árvores de médio porte, quebrar galhos relativamente grandes e derrubar algumas placas de anúncios, entre outras situações perigosas.

 

Terça-feira 

Nesta terça-feira (25), rajadas de vento da ordem de 100 km/h podem voltar a ocorrer em áreas do Sul do Brasil. Grandes e fortes áreas de instabilidade continuam crescendo e deixam os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em alerta para temporais, que podem ocorrer a qualquer hora do dia, acompanhados de granizo.

 

maior volume de chuva esperado se concentra em toda a parte centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Os modelos meteorológicos indicam valores de pelo menos 70 mm em 24 horas.

 

Na Grande Porto Alegre, a chuva também começa cedo, mas a pior situação é esperada para a tarde e noite, com a intensificação da instabilidade.

 

Em Foz do Iguaçu (PR) e em todo o centro-oeste e sul de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis, também chove a qualquer hora do dia, mas algumas aberturas de sol podem ocorrer de forma pontual. Em Curitiba e no centro-norte do Paraná, a terça-feira será de sol e calor, mas pancadas de chuva podem ocorrer de forma isolada a partir da tarde. Em Londrina, o ar seco predomina e não chove.

 

Clima Tempo



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=