Tempo seco começa a predominar em SC nesta terça-feira


Por Catanduvas Online

04/09/2018 10:34



img


Tempo bom predomina durante a semana

 

A chuva chamou atenção na última noite/madrugada, pois voltou a cair forte em muitas cidades catarinenses. Lembrando que o tempo instável predominou em Santa Catarina entre a sexta-feira (31) e hoje (04). Alguns dos maiores acumulados de chuva nesse período foram nas cidades de:

 

170 mm Benedito Novo

153 mm Frei Rogério

152 mm Rio do Sul

147 mm Lages

141 mm Chapecó

132 mm Florianópolis  

 

Os volumes de chuva em SC variam no mês de Setembro entre 110 e 190 mm. Isso muda de região para região, mas com o Oeste registrando os maiores e o Litoral com os menores volumes de chuva.

 

Com isso podemos dizer que nesse período, de sexta até hoje, muitas cidades chegaram a acumular o volume de chuva bem próximo do que é esperado pra todo o mês de Setembro.

 

Essa chuva mais volumosa fez com que alguns rios, monitorados pelo setor de hidrologia da Epagri, ficassem com o nível acima do normal.

 

TEMPO ESTÁVEL COMEÇA A PREDOMINAR

 

A terça-feira começou com muitas nuvens e com chuva de maneira muitíssimo isolada pelo estado. Isso já é sinal de que a chuva está parando, as nuvens estão indo embora de Santa Catarina.

 

Gradativamente ao longo da manhã um novo ar seco avançará, ou seja, aos poucos teremos o sol voltando a aparecer pelo estado. A faixa do Oeste a Serra ainda terá muitas nuvens em boa parte do dia, com as aberturas de sol ocorrendo mais no período da tarde.

 

As temperaturas da tarde não sobem tanto, máximas entre 13 e 16°C nas áreas entre o Oeste e os Planaltos, e nas demais regiões entre 18 e 21°C.

 

BOA PARTE DA SEMANA COM TEMPO SECO

 

Esse tempo mais estável que começa a ganhar força na terça-feira, deverá durar alguns dias. O sol aparece também na quarta-feira em todas as regiões e chega a predominar na maior parte das cidades. Com o céu mais “aberto” o dia começa gelado próximo dos 0°C em cidades da Serra. Nessa região até uma geada poderá aparecer. No entanto, ao longo da tarde as temperaturas já ficarão agradáveis justamente pela presença do sol.

 

Esse tempo seco com sol deverá seguir na quinta-feira, no feriado de 7 de setembro e na maior parte das cidades no fim de semana. A medida que o tempo seco começar a se estabelecer, as temperaturas deverão ficar baixas só entre as noites e as manhãs. As tardes começam a ficar bem agradáveis até com um certo aquecimento.

 

 

Postado por: Bianca Souza - Técnica em Meteorologia

Fonte/Leandro Puchalski - Meteorologista



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/