Grupo de gestantes do EFS II


Por Catanduvas Online

02/09/2018 21:49



img


Na quarta feira dia 15 de Agosto, foi realizado na Unidade de Saúde do Bairro Sayonara, pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF, o  primeiro encontro do Grupo de Gestantes.

 

O encontro contou com a participação de 10 gestantes, que fazem o acompanhamento de pré-natal, com o médico, Da. Edu Henrique Azevedo. O encontro foi dividido em duas etapas. A Enfermeira Hérica Bressan iniciou a reunião falando sobre a importância das Gestantes participarem das três etapas do Curso. Logo na sequência Dr. Edu, em uma roda de conversa, explicou sobre a importância do Pré Natal, fases da gestação nos três trimestres até o parto,  sobre o cuidado em ter vacinação em dia, cuidados alimentares, sobre ter os exames sempre em dia, tipos de parto e cuidados gerais com o Bebê.

 

 

Na segunda parte, a Odontóloga, Dra. Anusha Baldissera, orientou sobre a saúde bucal na Gestação, a importância de procurar um Dentista e  demais cuidados:  “Durante a gestação, o organismo da mulher sofre várias alterações, com os hormônios atuando de maneira fora do normal e alterando também algumas funções da boca. Um exemplo disso é a diminuição da produção de saliva. A saliva ajuda a eliminar bactérias e evita que alimentos grudem mais facilmente à placa que fica em volta dos dentes. Outro problema são os enjoos matinais que afetam muitas gestantes. Durante a gravidez, as mulheres também costumam comer mais e em diferentes momentos do dia, aumentando as possibilidades de sofrer cáries. Por isso é importante que a grávida faça uma higienização ainda mais cuidadosa, limpando os dentes sempre que possível após cada refeição” ressaltou Anusha, que atende diariamente e gratuitamente no ESF I no Centro de Catanduvas.

 

Assessoria