ESF do bairro Sayonara realiza palestra sobre importância de exercícios físicos


Por Catanduvas Online

30/08/2018 10:35



img


A equipe do ESF do Bairro Sayonara, promoveu na segunda feira dia 13 de agosto uma ação para tirar hipertensos e diabéticos do sedentarismo e para oferecer uma melhor qualidade de vida.

 

Segundo a Enfermeira da Unidade de Saúde, Hérica, foram realizados atividade com o Grupo Hiperdia, onde os participantes durante a tarde tiveram uma palestra com a Educadora Física Regina Nora que ensinou diversos tipos de exercícios físicos e alongamentos aos participantes.

 

 

Para Regina, a participação dos membros do grupo de hipertensos e diabéticos é de suma importância para obtenção de qualidade de vida. “Os exercícios aeróbicos e alongamentos tem como propósito melhora cardiovascular, respiratória e perda de peso, sendo que o alongamento por sua vez relaxa o estresse muscular. Para que esses exercícios tenham valia para o organismo os mesmos devem serem feitos no mínimo três vezes na semana. Lembrando que uma alimentação adequada e a atividade física regular são extremamente eficazes para várias doenças deixando os medicamentos para ÚLTIMA OPÇÃO” avalia.

 

“É muito importante esse trabalho preventivo e de orientação para quem já detectou a doença, e só assim poderão ter um dia a dia normal em suas vidas”, reforça a Enfermeira, Hérica Bressan.

 

Como já se sabe, a hipertensão é uma doença crônica e também está como a primeira entre a sua categoria como a que mais mata pessoas em nosso país. Os maus hábitos alimentares, comidas com excesso de gorduras, industrializadas com grande quantidade de sódio e pouca atividade física contribuem para o aparecimento e o agravamento dessa condição que atinge o sistema circulatório. Os riscos de sofrer um infarto são grandes, mas com orientação profissional é possível, em alguns casos, tratar esse problema apenas mudando o estilo de vida.

 

 

É possível identificar vários benefícios com práticas frequentes de exercícios, tanto a longo prazo como efeitos imediatos. Por exemplo, testes já comprovam que uma caminhada é capaz de reduzir a pressão arterial logo nas primeiras 24 horas após o exercício. Além de trabalhar na prevenção das mais diversas doenças, é possível reconhecer o exercício como forma de tratamento e é um dos melhores remédios que alguém pode ter. Os hipertensos se beneficiam muito das chamadas atividades aeróbias. São os exercícios que exigem um certo esforço do sistema cardiorrespiratório e são os melhores para reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Caminhadas, pedalar, natação…todos esses podem ser praticados em intensidades leves a moderadas e podem ir se intensificando conforme o tempo de treino.

 

Já para os diabéticos, os exercícios possuem qualidades marcantes tanto na prevenção quanto no tratamento. Pacientes com diabetes frequentemente têm múltiplos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Por isto, um estilo de vida saudável, incluindo uma maior atividade física, é essencial para prevenir e controlar esta patologia.

 

A maioria dos efeitos diretos da atividade física ocorre porque o exercício normaliza a glicose sanguínea, diminuindo a resistência de insulina e melhorando a sensibilidade a ela. Vários estudos têm demonstrado que o treinamento pode aumentar a ação da insulina ou diminuir a resistência à insulina, especialmente entre pessoas com alto risco para diabetes ou com hiperinsulinemia.

 

Outros estudos mostram que indivíduos fisicamente ativos têm menos probabilidade de desenvolver diabetes do que indivíduos fisicamente inativos. O efeito da atividade física parece ser devido à adaptação metabólica do músculo esquelético (aumento da densidade capilar; maior capacidade oxitativa), ou a outras adaptações ao treinamento como um conteúdo aumentado de transportadores de glicose GLUT4. Como conseqüência, a captação de glicose pelo músculo é incrementada, independentemente de alterações na concentração de insulina circulante.

 

Em adição à redução aguda da glicemia e ao aumento da sensibilidade à insulina, o exercício regular melhora vários dos fatores de risco reconhecidos de doenças cardiovasculares, como melhora do perfil lipídico (diminuição do LDL, aumento do HDL e diminuição do triglicérides) e da hipertensão, e indivíduos diabéticos têm um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Tendo em vista tudo isso não há duvida que a pratica de atividade física regular com acompanhamento de um profissional qualificado, é muito mais eficaz do que somente as medicações, e ainda de quebra você sairá do sedentarismo trazendo uma melhor qualidade de vida.

 

A Administração Municipal oferece juntamente com a secretaria de educação cultura e desporto, várias vezes semanais atividades físicas, para todos que se interessarem sendo nos dias:

 

Segunda-feira

Terça-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

 

8:00 às 9:00

Local: Centro de Eventos

 

7:30 às 8:30

Local: Ginásio de Esporte Iara Conceição Nicoleti

 

8:00 às 9:00

Local: Ginásio de Esporte Iara Conceição Nicoleti

 

8:30 às 9:30

Local: Ginásio Escola Augustinho Marcon

 

Professora; Regina Ribeiro Nora

CREF:013475-G/SC

 

 

Assessoria 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/