Momento de repensar nossos hábitos!


Por Catanduvas Online

06/06/2018 16:50



img


Por/ Denise A. Eberhardt – Engª. Ambiental

 

A NATUREZA NÃO PRECISA DAS PESSOAS. AS PESSOAS PRECISAM DA NATUREZA. Com estas duas frases do filme “A Natureza está falando” da Conservação Internacional conseguimos resumir a importância do meio ambiente para a sobrevivência da espécie humana.

 

Você já parou para pensar que a presença das pessoas para a natureza se tornou um inconveniente... O ar que você respira o alimento que você consome, a água que você utiliza e a energia que mantem o mundo em movimento continuariam seu ciclo mesmo sem a existência do “bicho” homem. Mas, eu, você, nós não sobreviveríamos sem água, ar, solo, sem as fontes de energia.

 

Mas porque as pessoas se tornaram os vilões do planeta? Porque produzimos uma quantidade exagerada de lixo, porque derrubamos as árvores ao redor de casa, porque aterramos as nascentes, porque jogamos os resíduos em qualquer lugar, porque desperdiçamos água, porque poluímos o ar. Creio que estes são exemplos suficientes para lhe convencer de que realmente a natureza estaria bem melhor sem nós.

 

Mudar nossas atitudes com o fim de revertermos o nosso descrédito com o meio ambiente ainda é possível. Separar o lixo em casa, na escola, no seu local de trabalho, destinar adequadamente os resíduos que produzimos, reduzir o consumo, reutilizar embalagens, doar produtos em condições de uso e ser um cidadão consciente para que nossos netos possam habitar um planeta saudável, onde ainda existam nascentes, rios com água limpa, ar não poluído, florestas e efeito estufa natural  (não intensificado, pelas ações do homem).

 

Cuidar dos recursos naturais, da natureza, do meio ambiente, do planeta é nossa obrigação. A recompensa disso? A nossa sobrevivência!

 

Assessoria