Atendimento Ginecológico e Obstétrico é diferencial na saúde pública do município

Consultas em pré-natal, coleta de preventivo, consultas ginecológicas e colocação do DIU


Por Catanduvas Online

05/11/2017 22:14



img


            Dr. Edu Henrique de Azevedo- Especialista em ginecologia e obstetrícia

 

A rede pública de saúde do município de Catanduvas conta desde março de 2016 com médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Edu Henrique de Azevedo, profissional que revela verdadeiro amor pela profissão que escolheu.

 

O atendimento do médico acontece no ESF II no Bairro Sayonara, toda segunda e terça- feira o dia todo e quarta-feira no período da manhã.

 

De acordo com o Dr. Edu o atendimento foi centralizado para proporcionar as pacientes uma melhora na qualidade dos atendimentos, com qualidade de consultório e materiais, oferecendo uma estrutura física que respeite a saúde e intimidade das pacientes, como por exemplo, local adequado para troca de roupa e banheiro.

 

 

No local além das consultas em pré-natal, coleta de preventivo e consultas ginecológicas as pacientes podem contar caso optem, pela colocação do DIU –(Dispositivo intrauterino), método anticoncepcional de longa duração, não hormonal, com boa eficácia e um dos melhores hoje dispostos no mercado de forma totalmente gratuita.

 

 

 

“O DIU de cobre que colocamos via SUS, tem uma eficácia de 99,4 a 99,6 % de contracepção, sendo considerado um dos melhores métodos para se evitar a gestação não desejada, o mesmo tem poucos efeitos colaterais, dura por 10 anos, e pode ser colocado em qualquer idade, desde que iniciada a atividade sexual e desde que a mulher esteja com o preventivo em dia e não esteja gestante, lógico que antes da colocação é necessária uma consulta para conhecer a paciente orientar a mesma sobre este método, bem como outros disponíveis”, ressaltou Dr. Edu.

 

Outros métodos também são disponibilizados via SUS-Pílula do dia seguinte, preservativo feminino e masculino, injeção mensal e trimestral e o anticoncepcional combinado oral.

 

Para agendamentos as mulheres de todo município devem procurar a enfermeira responsável pelo posto de saúde de seu bairro ou mesmo o médico para que sejam encaminhadas para avaliação, no caso das gestantes este encaminhamento não é necessário podendo a mesma procurar o posto ESF II (Sayonara), para agendamento.

 

“Acredito que estamos mudando a cara do atendimento nesta cidade, respeitando as pacientes dando infraestrutura e atendimento dignos, valorizando e melhorando a vida das mulheres catanduvenses”, concluiu Dr.Edu.

 

Especialista em ginecologia e obstetrícia, atualmente além da rede pública de Catanduvas, ele atua como médico na Oncologia e também no corpo clínico da maternidade do Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba.