Novembro com chuva frequente e frio tardio em SC

Na primavera e verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo


Por Catanduvas Online

31/10/2017 20:56



img


A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para SC, no trimestre. No entanto, novembro deve seguir o padrão de chuva frequente, observado em outubro, com totais próximos a média. Em dezembro e janeiro a chuva começa a ocorrer de forma mais isolada, associada a convecção, com valores abaixo da média climatológica.

Conforme dados da Epagri/Ciram na primavera e verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. 

(O que se espera para época do ano):
        
Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo a partir da segunda quinzena de novembro.

Ciclonesextratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam omaragitado comressaca e perigo para a navegação noLitoral.

Temperatura:

Em novembro, a previsão é de frio tardio em SC, com temperatura entre a média climatológica a ligeiramente abaixo, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul, devido a influência de algumas massas de ar frio, especialmente na primeira quinzena do mês. Em dezembro e janeiro, a previsão é de temperatura mais elevada, com valores entre a média climatológica e acima.

Também são caraterísticas de primavera/verão: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=