Catanduvense é desenvolvedor do jogo de aventura Hazel Sky


Por Catanduvas Online

21/07/2022 19:56



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Hazel Sky, um jogo de aventuras que promete ser uma corrente inquietante de temas mais sérios;Logo falaremos sobre o jogo. O que queremos aqui também destacar é o desenvolvedor, Fábio Bizon, natural de Catanduvas, onde residem seus familiares e amigos que muito orgulhosos compartilham essa conquista.

 

 

Fábio foi aluno de uma das maiores universidades do país — a Universidade Federal de Santa Catarina — quando estive lá, encontrei alguns amigos e pensamos: 'por que não tentar fazer alguns jogos?'” começa Bizon. “Estávamos por volta de 18 ou 19 anos, muito jovens – começamos a fazer alguns mapas de Game of Thrones, porque estava no hype do início da série, então fizemos Winterfell e outros lugares… mapa do Inferno de Dante Alighieri — apenas o jogador andando pelos círculos do inferno; foi muito simples. Então chegamos ao Laboratório Universitário com esse projeto, porque os professores adoraram”, continua Bizon. “Foi muito simples, mas diferente. Lá, fizemos um ou dois jogos, e então tentamos entrar no Steam com nosso próprio jogo através do Greenlight. Conseguimos alguns bons números lá e começamos a trabalhar por conta própria. Foi sem dinheiro, só esperança”, brinca Bizon.

 

 

“Começamos a trabalhar com nossos próprios computadores… em 2016 ou 2017, lançamos nosso primeiro jogo: Blade & Bones. Você pode encontrá-lo no Steam.Não é o melhor jogo do mundo, mas foi o nosso primeiro jogo”, continua. “Qual foi o nosso objetivo com este jogo? Primeiro aprendemos como lançar o jogo e tivemos algum dinheiro para comprar algumas cadeiras e alguns PCs legais para podermos continuar trabalhando. Conseguimos uma nova sala para trabalhar e lançamos o jogo no PS4 também. Foi uma experiência muito boa porque tínhamos 20 anos e estávamos apenas dizendo: 'por que não experimentar o PlayStation?' Também recebemos os kits de desenvolvimento do Xbox”, acrescenta Bizon, “mas não tivemos tempo de lançá-lo – tivemos algumas complicações internas porque éramos muito inexperientes. Então, depois que lançamos Blade & Bones, sentamos e conversamos sobre qual deveria ser nosso próximo jogo." A equipe era inicialmente composta por dois animadores, um artista 3D, dois programadores e um designer de jogos que também atuava como designer de níveis.

 

O jogo é sobre o que?

 

Hazel Sky nos coloca no papel do jovem engenheiro Shane, e o jogo gira em torno de um momento tenso em sua vida. Ele foi mandado para longe de casa para passar pelos testes que todos os Engenheiros devem enfrentar, e o resultado decidirá o curso de sua vida. “Então Shane é um garoto que é solto em uma ilha, e ele pode querer voltar para a cidade voadora de Gideon, onde ele pertence”, explica Bizon. “Para voltar lá, ele precisa passar por algumas Provas e se tornar um Engenheiro, porque os Engenheiros são uma classe superior na cidade. Se ele não for bem-sucedido nas Provas, não poderá retornar à cidade e sua família não o desejará.” E caso você duvide da severidade dos Trials e dos possíveis resultados de realizá-los: “Se você jogar a demo, verá que um dos primos de Shane está morto na primeira torre porque não conseguiu. O jogo é muito bonito, mas temos algumas coisas assustadoras”, continua Bizon. E então há um grande desenvolvimento, quando Shane conhece outra engenheira estagiária chamada Erin. Sabemos desde oHazel Sky Steam página que Erin será uma grande influência na vida de Shane e em como ele vê o mundo. “Eles falam via rádio móvel e começam a dizer – 'precisamos mesmo voltar para a cidade, porque poderíamos construir uma máquina voadora e voar para outro lugar'”, diz Bizon. “Você começa a pensar: 'Eu realmente não quero voltar para a cidade, porque eles meio que querem me matar...'”

E então, como se a situação já não fosse complicada o suficiente, há outra chave em andamento: “Há algumas rádios no jogo, que revelam que uma greve está chegando à cidade”, diz Bizon, referindo-se à casa de Shane, o cidade voadora de Gideão. “A classe baixa quer tomar a cidade e depor a classe alta, e o pai de Shane está nessa classe alta, então ele pensa: 'Preciso salvar meu pai e chegar lá antes da greve.' Você tenta correr para a cidade, mas então… todo mundo deveria jogar para saber o que acontece!” Shane tem que lutar com essas emoções conflitantes: “A vida de Shane se torna uma bagunça, porque ele conheceu Erin e quer seguir seus próprios desejos, mas ele precisa salvar seu pai também.” Shane também está em conflito por outro motivo: “Ele tem essa coisa que nenhum outro engenheiro tem – ele é artístico e bom em tocar guitarra, escrever e ler. Esse tipo de coisa é proibido na cidade porque só a classe baixa pode fazer, mas eles realmentenão consigo”, acrescenta Bizon; artistas são “injuriados” na cidade. Haverá acenos para a tradição do jogo espalhada por toda parte: “Se você encontrar algumas escadas e ler alguns livros, poderá ter outros vislumbres do que está acontecendo”.

 

 

Como Hazel Sky joga?

Máquinas de exploração e reconstrução compõem o “loop principal” da jogabilidade de Hazel Sky. Como construímos essas máquinas e como atravessamos o mundo com elas – ou então pulamos, escalamos, balançamos e deslizamos – será fundamental. Quanto à construção: “Você pega uma planta da máquina que deseja construir e depois tem que explorar o mapa e encontrar as peças. É um grande quebra-cabeça feito de quebra-cabeças menores.” Bizon não estava revelando muito sobre os julgamentos em si, dizendo que eles são “desafiadores”, mas novamente nos lembra da evidência séria que veremos daqueles que enfrentaram – e falharam – os julgamentos antes de nós: “Você pode encontrar seus corpos. Há também notas explicando o que aconteceu… Eu realmente não posso dizer mais, é bom ler isso no jogo.” Sendo artístico, Shane é capaz de tocar guitarra. “Espero que eles gostem da jogabilidade”, diz Bizon. “Eu realmente espero que eles gostem de toda a música. Nós temos uma trilha sonora original muito boa – há seis ou sete músicas que Shane pode realmente tocar, e espero que as pessoas gostem disso, porque eu fiz a animação dele tocando!”

 

Como é o mundo?

Então, sabemos que o mundo será lindo para explorar, mas com aqueles tons mais sérios e sombrios correndo por baixo. Bizon nos diz que tocaremos em duas ilhas tropicais, algumas áreas das quais serão “como alguns lugares no Brasil”. Mais uma vez, ele não está revelando muito, e apenas acrescenta a dica um pouco desconcertante de que na primeira ilha “há uma torre de petróleo… mas você não pode usá-la para extrair petróleo”. Bizon acrescenta que a equipe “colocou muitos pontos de referência no jogo, com os quais os jogadores podem entrar e interagir, não apenas para coletar recursos – talvez ele possa tocar alguma música nova, ler alguns livros ou ler algumas notas que alguém deixou. e entender mais sobre a história do jogo.” E além disso: “o jogo não é apenas sobre Shane e Erin e o retorno à cidade.

 

Bizon também nos deu algumas informações básicas sobre o processo de design da equipe para as conquistas de Hazel Sky. “Nós sentamos e discutimos coisas que os jogadores vão fazer muito no jogo... 'fazer isso dez vezes', ou 'tocar toda a música do jogo' – são coisas simples”, começa Bizon. “Depois, há coisas que o jogador certamente não fará, ou fará apenas lendo conquistas ou por engano... Você está em uma ilha. Tivemos que controlar o jogador para que ele não nadasse indefinidamente, então adicionamos um tubarão, então se você for comido pelo tubarão, você desbloqueia uma conquista. Eram coisas que você faz muito e coisas que o jogador não faz, junto com conquistas relacionadas à progressão”, continua ele. “Uma coisa que posso dizer é que a bala de canhão não foi feita para ser jogada ou atirada no oceano.” Quanto aos pensamentos de Bizon sobre o que faz uma grande lista de conquistas

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Com informações https://www.trueachievements.com/