Secretarias organizam Mutirão de Limpeza no combate ao mosquito da Dengue


Por Catanduvas Online

22/03/2022 10:09



img


A Secretaria de Saúde de Catanduvas em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Infraestrutura estará realizando de 28 de março a 01 de abril, no período vespertino, mutirão de Limpeza nos bairros da cidade. O mutirão tem por objetivo conscientizar a população sobre a questão da Dengue e recolher possíveis entulhos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti transmissor da doença.

 

Conforme João Alberto, Fiscal da Vigilância Sanitária, o município está em alerta por possuir hoje 28 focos. “Por isso estaremos realizando esse mutirão. Pedimos a população que faça a limpeza dos seus terrenos e separe potes, panelas e demais utensílios que podem acumular água e deixe em sacos fechados em frente as casas para recolhimento”.

 

Embora o mosquito da dengue se reproduza durante todo o ano, é no verão e em períodos de chuva como os que vem ocorrendo que a incidência dele aumenta. Isso se deve ao fato de que o calor e as chuvas criam condições mais favoráveis à reprodução. Como esse também é um período no qual saímos mais de casa, ficando mais expostos à ação deles, aumentando as chances de contaminação.

 

Como o mosquito da dengue voa a cerca de meio metro do solo, as regiões mais atingidas por suas picadas são as pernas, os tornozelos e os pés – o que não impede que ele pique outras partes do corpo humano se houver oportunidade. A saliva do Aedes aegypti contém uma substância anestésica que faz com que a picada muitas vezes não coce. Mesmo assim, esse desconforto pode surgir em alguns casos, sendo impossível distinguir a picada desse inseto da de um mosquito comum – especialmente porque também pode haver inchaço e vermelhidão, formando uma bolha no local.

 

Você pode fazer a sua parte adotando medidas individuais, para se prevenir das picadas, e coletivas, para diminuir os criadouros do mosquito. Confira:

 

Atente-se aos vasos de plantas: Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

 

Livre-se de objetos que acumulam água: Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta: Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água: As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água: Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo: Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual: As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

Dengue pode matar: ao ter sintomas, procure um médico

 

Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males. Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência ou com o clínico geral para obter o tratamento mais adequado.

 

 


OPTICA ?>

 

Assessoria