Focado em acolhimento e adaptação, Novos Laços conclui 4ª turma de novos servidores


Por Catanduvas Online

04/02/2022 16:10



img


Carolina da Costa, técnica judiciária auxiliar da comarca de Catanduvas

 

Desenvolvido para auxiliar na ambientação e adaptação funcional de servidoras e servidores que ingressam no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), o Programa Novos Laços, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), acaba de concluir mais uma turma. Os 17 integrantes da quarta turma do programa participaram de uma agenda de encontros virtuais diários, promovida entre os dias 21 e 28 de janeiro, repleta de informações essenciais para o início da jornada dos profissionais, que agora integram o quadro de pessoal do PJSC.

 

“A maior conquista do programa consiste na criação de laços entre os novos servidores e entre estes e as equipes envolvidas, o que proporciona a melhoria da comunicação institucional e a troca de ideias e experiências entre as pessoas e as unidades do Poder Judiciário”, destaca o gerente do projeto, Raphael Jaques de Souza. 

 

Além de orientações sobre questões técnicas, institucionais e administrativas, os conteúdos também abordam saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho, para fomentar ainda mais o desenvolvimento pessoal e profissional dos que agora fazem parte da instituição.

 

Ao final do programa, que é dividido nas fases Acolhimento, Ambientação e Sistemas Administrativos e Judiciais, os recém-chegados compartilham suas impressões sobre a participação na imersão, a importância da iniciativa e também troca de experiências com os novos colegas.

 

Confira alguns depoimentos:

 

“Participar do Novos Laços foi um privilégio. Além das excelentes explicações sobre os mais diversos temas - desde o trabalho em si até a nossa saúde e qualidade de vida - fomos realmente acolhidos pela equipe. Uma equipe competente, qualificada, motivada e extremamente atenciosa. Sinto que finalizamos a semana com sentimentos de gratidão e pertencimento. O Novos Laços efetivamente nos presenteia com laços com os novos colegas, com os servidores pelos quais fomos recebidos e com o próprio Tribunal de Justiça. Encerro a semana orgulhosa de ser servidora pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.” - Carolina da Costa, técnica judiciária auxiliar da comarca de Catanduvas.

 

“O curso humaniza ainda mais o Judiciário, transforma o ingresso em aprendizado e oportuniza ainda mais alegria para o desempenho das funções. As atividades e ações propostas reforçam ainda mais a certeza de estar no lugar certo e próximo de seres humanos incríveis, prontos para servir ao público da melhor maneira possível.” - Alexandre Nicoladelli Orbem, oficial de justiça e avaliador da comarca de Urussanga. 

 

“Esse carinho, paciência e dedicação, com que a equipe do Programa Novos Laços nos acolheu, eu levarei comigo para o meu local de trabalho, e me comprometo a atender dessa forma meus clientes internos e o povo que procurar o Poder Judiciário através de mim. Porque eu sou servidora, não simplesmente do TJSC, mas do povo.” - Elisabeth Maier, analista jurídica da comarca de Timbó.

 

“O programa Novos Laços, além de apresentar ferramentas fundamentais para os servidores que estão ingressando no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, oportunizou trocas de experiências valiosas. Agradeço à equipe pelo acolhimento e por toda a dedicação a esse programa que, com certeza, fará muita diferença na vida funcional de cada participante.” - Fernanda Crestani Damin, técnica judiciária auxiliar da comarca de Itajaí.

 

“A experiência foi muito além do que eu esperava. Foi dinâmica, leve e com informações cruciais para o início da minha jornada. Me senti muito bem acolhida e preparada para iniciar as atividades. O programa é excepcional. Contribui, e muito, para recepcionar os novos servidores e motivar nesse novo caminho.” - Glaucia Cristina da Cunha, oficiala da infância e juventude da comarca de Anchieta.

 

“O programa é sensacional para acolhimento e ambientação dos novos servidores, me senti muito humanizado e agradecido por ingressar em um órgão que dispensa tanta atenção e cuidado com as questões humanas dos servidores.” - Rafael Kawakami Silva, oficial da infância e juventude da comarca de Camboriú.

 

“Participar do programa foi enriquecedor, sabe aquela sensação de começar algo novo e ter frio na barriga? O programa Novos Laços certamente quebrou isso, e me deixou mais tranquilo para começar essa nova jornada no PJSC. As pessoas e todos servidores foram muito acolhedores, transmitindo segurança, empatia, e conforto para quem está iniciando e demonstrando o papel do Judiciário na vida de todos, sem esquecer das pessoas que estão por trás e movimentando essa máquina.” - Thiago Dias Miranda, oficial da infância e juventude da comarca de Biguaçu.

 

“O Programa Novos Laços nos proporcionou uma enorme sensação de acolhimento, trouxe leveza, muita informação e mais tranquilidade para o início deste novo desafio. Uma equipe extremamente qualificada e solícita, que nos instrui e, principalmente, acalma para o exercício do novo cargo. Além disso, o programa propicia um contato enriquecedor com os novos servidores, o que estimula a iniciar o exercício do cargo com entusiasmo, dedicação e, especialmente, com a certeza de que fazemos parte de uma equipe que tem muita satisfação em compor o judiciário catarinense.” - Amanda Freiberger, técnica judiciária auxiliar da comarca de Bom Retiro.

 

“O Programa Novos Laços foi uma grata surpresa neste início de jornada no PJSC. A iniciativa demonstra o cuidado e preocupação com o bem-estar dos servidores. Parabéns aos servidores diretamente envolvidos e a instituição pela ideia e execução desse excelente projeto.” - Douglas Ghisi Freitas, técnico judiciário auxiliar da comarca de comarca de Curitibanos.

 

“O Programa Novos Laços garantiu a mim um dos momentos mais lindos da minha vida! No evento da posse, embora remoto, a equipe proporcionou uma emoção gigantesca aos que tanto lutaram para serem servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina. As mensagens recebidas dos familiares relatando que estavam emocionados e orgulhosos foi um presente que o Programa Novos Laços me deu. Também, as palavras cheias de carinho e entusiasmo que recebi dos servidores do Programa soaram como uma recompensa pela trajetória até aqui. Sinto-me acolhida, valorizada, integrada e feliz! Obrigada equipe!” - Giovana Klein, técnica judiciária auxiliar da comarca de Joaçaba.

 

“A sabedoria popular nos ensina que “os bons ventos ajudam aqueles que sabem para onde vão". O programa Novos Laços representa exatamente a expressão "bons ventos" mencionada . Por mais que a preparação até a posse seja árdua e envolva conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, o programa Novos Laços dá uma amostra da variedade e da complexidade das atividades desenvolvidas para que os jurisdicionados sejam atendidos por servidores cada vez mais capacitados, tanto física quanto emocionalmente. O programa não apenas facilita apontando os caminhos, as direções, mas também deixa clara a mensagem de que o Poder Judiciário de Santa Catarina é feito de pessoas para pessoas. Ganham os novos servidores, ganha o Poder Judiciário, e, sobretudo, ganham os jurisdicionados, que, sem dúvidas, receberão o retorno do acolhimento e do carinho ofertados por todos os palestrantes e pela equipe, inclusive antes mesmo da posse.” - John de Oliveira, analista jurídico da comarca da Capital - Eduardo Luz.

 

“O programa Novos Laços representou o início de uma longa trajetória dentro do PJSC, a integração dos novos servidores, a clareza e transparência com que os temas são abordados contribuem para que o servidor esteja preparado para assumir o exercício com mais tranquilidade e segurança.” - Lennon Cesar Nogueira de Lima, técnico judiciário auxiliar da comarca de Itajaí.

 

“A participação do Programa Novos Laços foi muito importante, especialmente para nos esclarecer quanto aos direitos e deveres. Além disso, foi uma ótima forma de quebrar o gelo inicial e resolver todas as inseguranças que antecedem a data da posse!” - Leonardo da Luz, técnico judiciário auxiliar da comarca de comarca de Gaspar.

 

“O programa novos laços tem papel muito importante na recepção dos novos servidores. Cumpre uma dupla finalidade: acalmar os ânimos daqueles que tanto aguardam a posse e, ao mesmo tempo, fornecer um conhecimento sobre diversos aspectos que serão úteis durante a vida funcional do servidor.” - Pedro Alves Izé, oficial da infância e juventude da comarca de comarca de Urussanga.

 

“Participar do Programa Novos Laços foi uma experiência única, gratificante e muito enriquecedora. Desde o primeiro contato com o padrinho até o encerramento das atividades. Além de muito conhecimento, nós, novos servidores, fomos contemplados com muita gentileza, acolhida e energia boa. Todo meu carinho e agradecimento a toda equipe desse programa incrível e essencial.” - Rosana Oliveira Policeno, técnica judiciária auxiliar da comarca de comarca de Lages.

 

“O Programa Novos Laços fez com que o ingresso no TJSC fosse bastante agradável, permitindo conhecer a estrutura do Tribunal, os direitos dos servidores, trazendo tranquilidade e segurança.” - Wellington Osorio Camargo Mosson, analista jurídico da comarca da Capital - Foro Central.

 


OPTICA ?>

 

Fonte: TJSC

 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/