SC não vai mais disponibilizar testes gratuitos de Covid-19 para pessoas assintomáticas

A decisão sobre os testes foi divulgada pela Dive para todas as prefeituras do Estado


Por Catanduvas Online

19/01/2022 16:01



img


Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Santa Catarina, na segunda-feira (17), a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) emitiu um ofício recomendando que os municípios não usem mais os testes vindos do Ministério da Saúde em casos assintomáticos.

 

A mudança de estratégia quer priorizar quem tiver sintomas, casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios, profissionais de saúde ou que fazem parte de serviços essenciais e presenciais com sintomas respiratórios.

 

Os testes em estabelecimentos privados, como farmácias e laboratórios continuam com a testagem normal. Apenas os testes disponibilizados pelo governo entram na nova estratégia.

 

O cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado teve um aumento de 208% no número de casos ativos em circulação em apenas uma semana. Nesse sentido, o ofício deixa claro que a Dive “está reavaliando os critérios de distribuição desta remessa, que levará em consideração o número de casos, assim como as notificações dos testes distribuídos nos sistemas oficiais e o critério populacional”.

 

Segundo o superintendente da Dive, Eduardo Macário, não há falta de testes, apenas uma proposta temporária para conter a alta demanda e evitar a escassez de insumos para a realização desses exames.

 

Em um novo ofício encaminhado nesta quarta-feira (19), novos testes foram entregues a SES (Secretaria de Estado da Saúde).

 

“Hoje encaminhamos esse ofício, distribuindo mais 300 mil testes que chegaram ontem, terça-feira(18). Estamos para receber mais 800 mil na semana que vem. E estamos com uma licitação em andamento para adquirir mais 1 milhão de testes”, declarou Macário.

 


 ?>

 

ND+



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=