Pandemia entra em fase de ‘reversão’ em SC


Por Catanduvas Online

04/01/2022 14:08



img


Santa Catarina teve o melhor momento da pandemia nas duas primeiras semanas de dezembro, quando registrou o menor número de casos ativos em 2021. Mas o cenário mudou, mostra o boletim do Necat/UFSC (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense), que analisa os dados da Covid-19.

 

O aumento de infecções e da taxa transmissão nos últimos dez dias do ano apontam “possibilidade concreta do início de uma nova onda de contaminação da população catarinense, caso persistam as condições atuais (grandes aglomerações sociais e descaso com uso das máscaras)”, alerta o documento publicado nesta terça-feira (4).

 

O cenário já é visível nos hospitais e unidades de saúde, que viram o aumento da procura por pacientes com sintomas respiratórios – o que pode indicar tanto infecções do novo coronavírus como de gripe. A Grande Florianópolis teve o maior crescimento de infecções simultâneas. Eram 1.151 casos no fim de novembro que saltaram 1.274 ao fim de dezembro.

 

Cabe lembrar que os dados da Covid-19 estão defasados em todo o Brasil desde o último dia 10 após o ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde. Muitos exames positivados represados foram computados apenas no fim de dezembro, o resulta em taxas mais altas que as reais.

 

Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) ressalta que há um crescimento de infecções, independente dos problemas de registro. “O aumento de casos é decorrência tanto do restabelecimento do acesso aos sistemas de informação, como também um aumento na transmissão da doença”.

 

Mais infecções e transmissão

São dois dados que sustentam as conclusões do documento assinado pelo professor Lauro Mattei: há mais pessoas infectados e o vírus está sendo transmitido mais rapidamente. O segundo é indicado pelo número Rt (reprodutivo efetivo), que estima o número de pessoas que cada portador transmite o vírus. O gráfico abaixo evidencia o aumento acentuado desse índice nas últimas semanas de 2021.

 

“O número oficial de casos registrado ao final de 2021 foi 1.243.535 pessoas contaminadas pela Covid-19. Em termos absolutos, significou a contaminação de aproximadamente 4 mil pessoas nos últimos quinze dias de dezembro de 2021, indicando uma reaceleração da contaminação das pessoas”, detalhou o Necat.

 

As infecções ativas oscilaram no fim do ano: eram 2191 no dia 17 de dezembro, caíram para 1964 (dia 24, véspera do Natal) e saltaram para 3744 (dia 30 de dezembro). O cenário inverte a tendência de melhora que vinha sendo registrada desde outubro de 2021 em Santa Catarina.

 


OPTICA ?>

 

ND+