‘Ser humano no limite’: o que explica o fim de semana com tantas mortes em SC

Entre sexta (17) e a madrugada desta segunda (20), foram registradas 12 mortes em rodovias do Estado, além de 11 homicídios e tentativas


Por Catanduvas Online

20/09/2021 15:23



img


Tanto a pandemia como a intolerância no cenário político brasileiro colocaram o “ser humano no limite”. Essa é a opinião da psicóloga Vanessa Cardoso, ao comentar as mortes em Santa Catarina registradas no último fim de semana.

 

De sexta-feira (17) à madrugada desta segunda (20), foram registradas 12 mortes em acidentes em rodovias, além de 11 homicídios e tentativas de homicídio.

 

Segundo os relatórios divulgados pela Polícia Militar (PM), sete entre os 11 homicídios e tentativas envolveram armas de fogo. A psicóloga afirma que múltiplos fatores podem ser considerados para analisar a violência no país, mas há uma relação direta no aumento expressivo do uso de drogas e álcool.

 

Aliado a isso, “a política se transformou em um espaço de não-tolerância à diferença, o não-respeito à diferença do pensamento do outro. Independente do lado, direita ou esquerda. Não há um espaço de entender e dialogar a diferença, ‘aquilo que eu não entendo, eu destruo'”, assinala.

 

Após 1 ano e meio em uma crise sanitária, a psicóloga ponta que o ser humano vive um esgotamento. “Há todo um adoecimento psíquico de não olhar para as suas questões.”

 

Ela reforça a necessidade de ampliar os serviços de saúde mental gratuitos, ainda escassos no Estado e na Capital. “Tem que trabalhar em cima de um ato consumado ao invés de trabalhar nas prevenções, cuidados com as emoções, com a saúde mental, a agressividade.”

 


 ?>

 

Em função disso, “as pessoas acabam sucumbindo a esse tipo de ação, violenta, extrema, além de não existir um reconhecimento de ‘quem eu sou’ e de ‘quem é o outro’ e colocando as emoções no limite'”, reitera.

 

Fonte/ND+