Neve pode cair em 12 cidades de SC;

Meteorologista explica onde o fenômeno será visto no Estado; PRF alerta para cuidados redobrados no trânsito


Por Catanduvas Online

28/06/2021 14:04



img


O espetáculo da neve já encantou com os seus primeiros flocos pelo menos três municípios de Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (28).

 

O fenômeno se manifestará principalmente durante esta segunda, mas há chance de registros pontuais de nevada até quarta-feira (30) em doze cidades da Serra e nas áreas mais altas do Oeste e do Meio-Oeste.

 

Os detalhes são do meteorologista Piter Scheuer, que acertou os locais que registraram neve em agosto de 2020. “A intensidade será parecida ou um pouco mais forte que a do ano passado”, detalha Scheuer.

 

Para ver os flocos, a dica é ir aos locais nesta segunda-feira. Na Serra, a chance é que o fenômeno atinja principalmente Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Urubici, Painel e algumas áreas de Lages e Friburgo.

 

Nas regiões do Oeste, a sugestão é visitar os pontos mais altos de Irani, Água Doce e Ponte Serrada. Entre terça (29) e quarta-feira (30) a chance é menor, restrita aos pontos mais altos da Serra, detalha Scheuer.

 

No entanto, as chances de neve no Oeste e Meio-Oeste nesta segunda são baixíssimas, ressalta Piter Scheuer. “Nevou em Irani, mas foi por um período de um a dois minutos. Há chance de que não neve mais também”, salienta.

 

Principais locais para ver o fenômeno

 

Entre os melhores locais para acompanhar esta nevada, Scheuer lista, em Urubici, o distrito de Vacas Gordas e o morro das Torres.

 

Já em Bom Jardim da Serra, a sugestão é visitar o mirante da Serra e o morro da Igreja. Quem for para São Joaquim, deve ir ao distrito de Cruzeiro ou no Centro.

 

Onde já teve neve

 

Até às 11h desta segunda-feira (28), pelo menos três cidades de Santa Catarina registaram o fenômeno: São Joaquim, Urupema e Água Doce. A Epagri/Ciram também registrou chuva congelada em Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, Lages e Abelardo Luz.

 

A meteorologista Gilsânia Cruz informa que, para a tarde, a previsão é de continuidade de instabilidade, com ocorrência de neve e chuva congelada nas áreas mais altas do Meio Oeste ao Planalto Sul.

 

A condição de neve persiste até a noite desta segunda no Meio-Oeste e Planalto Sul, e até às 2h da manhã nas áreas mais altas do Planalto Sul.

 


 ?>

 

Alerta no trânsito

 

Com a previsão, aumenta o alerta para as condições do trânsito e das estradas para subir a Serra.

 

PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta que o motorista tome muito cuidado, reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente em razão da baixa visibilidade por conta da neblina.

 

ND+



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/