Governo do Estado monitora eventos meteorológicos e emite alertas para a população


Por Catanduvas Online

01/06/2021 16:42



img


Santa Catarina está localizada numa das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul, como tornados e microexplosões. Com base nessa realidade o Governo do Estado investiu pesado nos últimos anos estruturando a Defesa Civil do Estado (DCSC) para prestar apoio aos municípios e, acima de tudo, no desenvolvimento de um sistema de monitoramento eficiente.

 

As informações são repassadas para os catarinenses através do site da Defesa Civil, redes sociais, emissoras de TV por assinatura, mensagens SMS, e grupos de WhatsApp para imprensa e agentes de proteção e defesa civil.

 

No evento registrado na última semana, no Meio-Oeste, a população foi alertada por todos os meios das condições perigosas do tempo com antecedência de 48 horas para que medidas fossem tomadas.

 

“É importante salientar que tornados, como o registrado no município de Campos Novos, são extremamente difíceis de serem previstos em função da rápida formação”, comentou o coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico Ruthorff. De acordo com ele, devido a esta característica os avisos e alertas são focados nas tempestades severas que podem gerar, além deste fenômeno, microexplosões, granizo, enxurradas, alagamentos ou ventosextremos.

 


 ?>

 

Secom