Oncologia do HUST completa 20 anos


Por Catanduvas Online

26/04/2021 13:32



img


Neste mês de abril a Oncologia do HUST completa 20 anos de existência. O serviço é referência nas regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste, que somadas tem uma população de aproximadamente 622 mil habitantes e conta com diversas especialidades oferecendo ainda, oportunidades de pesquisa para os acadêmicos da Unoesc.



Criado em abril de 2001, com a preocupação de atender o Meio-Oeste catarinense, já que o serviço existia apenas em Chapecó, Lages e Florianópolis, o serviço de Oncologia teve como idealizador o Dr. Ruggero Caron. Junto com ele, formaram a equipe a Enfermeira Michele Nogueira e a farmacêutica Liliam Francisco. A oncologia inicialmente recebia pacientes particulares e convênios e a partir de 2008 foi credenciada definitivamente pelo SUS.



O primeiro paciente atendido na Oncologia do HUST foi Maicon Cella, um menino que tinha leucemia linfocítica aguda (LLA) e que apesar do tratamento realizado, faleceu em 2008. A mãe Terezinha lembra como foi importante poder tratar o filho em Joaçaba, já que evitavam o desgaste com as longas viagens e com os internamentos longe da família.
— Sempre fomos muito bem atendidos, desde os médicos até o profissional de cargo mais simples. Agradecemos muito ao Dr. Ruggero Caron, sua equipe e todos que se dedicaram no cuidado do meu filho — afirmou a mãe.



A estrutura



A Oncologia do HUST faz atendimento de diversas patologias em várias especialidades, as mais frequentes são tumores de pele, tumores de mama e colo uterino nas mulheres e câncer de próstata nos homens. O serviço também faz atendimento em diversas outras áreas com cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, neurocirurgia, além de tratamento de neoplasias hematológicas.



Diagnósticos, exames, cirurgias, quimioterapias e internações são realizados. Hoje são mais de 1500 pacientes em tratamento quimioterápico e mais de 5 mil atendimentos mensais. Atuam no hospital mais de 15 médicos, além de Enfermeiras, Secretárias, Farmacêutica, Assistente de Farmácia, Técnica em Enfermagem, Psicóloga e Nutricionista.



— Estou aqui desde o início e vejo que evoluímos muito. Fico feliz em podermos oferecer o tratamento aqui em Joaçaba. Adoro o trabalho que faço é gratificante — afirmou a enfermeira Michele.



O espaço no qual os pacientes são atendidos foi reformado e revitalizado em 2015. O local possui sala de recepção, de quimioterapia e ambulatório e além de 10 leitos para aqueles pacientes que estão mais debilitados e precisam receber o tratamento em repouso na cama.

 

— Eu tinha um sonho e em parceria com o hospital esse sonho se tornou realidade. O serviço cresceu gradativamente e se consolidou. Nossa expectativa é que continue crescendo e quem sabe possamos evoluir de modo a termos um hospital do câncer em Joaçaba — comentou Ruggero.



— Um dos grandes desafios no serviço oncológico é dispor de todos os tratamentos que os pacientes precisam, como é o caso da radioterapia. A boa notícia é que isso está se tornando uma realidade aqui em Joaçaba — afirmou o Diretor Técnico do HUST, Dr. Júlio Egger.


Radioterapia



A Radioterapia está sendo construída nas proximidades do campus I da Unoesc. Cumprido o cronograma de construção a previsão é que entre em funcionamento no primeiro semestre de 2022. O serviço funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia, o que totalizará 640 sessões mensais. Com o andamento das atividades há a possibilidade de ampliar a capacidade de oferta de tratamento radioterápico, podendo chegar a quatro turnos, cinco dias por semana e serem realizadas 1.600 sessões pacientes/mês, uma média de 80 pacientes/dia.



Desafios e perspectivas



Para o diretor geral do HUST, Alciomar Marin, a Oncologia do HUST é uma conquista a ser celebrada, não só pela possibilidade de tratamento aos que precisam, como também, pelo trabalho voltado para a prevenção. Entre os desafios estão o acompanhamento das novas tecnologias e de técnicas em detrimento ao melhor atendimento aos pacientes.



—O hospital precisa estar se adequando constantemente. Em paralelo, nossos profissionais também buscam intensamente aprimorar seus conhecimentos para conduzir os procedimentos. Buscamos alternativas para que seja possível melhorar cada vez mais — afirmou.



Marin ressaltou que além da implantação da radioterapia, está prevista para 2022 a aquisição de um aparelho para a realização de exames de cintilografia, que investigam tumores e suas metástases bem como, servem para o estudo e tratamento do câncer da tireoide evitando o deslocamento de pacientes para outras cidades.


— Avançamos muito e seguiremos trabalhando para que consigamos evoluir cada vez mais. Agradecemos a todos que contribuíram para que a Oncologia do HUST chegasse a esses 20 anos de existência, bem como os que seguem atuando vislumbrando os próximos anos — finalizou Marin.





 ?>

 

Assessoria



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/