HUST atinge a capacidade máxima de atendimento e faz apelo


Por Catanduvas Online

10/03/2021 10:20



img


Foto/Reprodução

 

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) emitiu um comunicado alertando que atingiu a capacidade máxima de atendimento e no qual conclama a união de todos na busca de soluções para o enfrentamento e diminuição da pandemia. Tanto a UTI, quanto a ala clínica estão lotadas e a capacidade de recursos humanos também chegou ao limite.

 

De acordo com o diretor geral do HUST, Alciomar Marin, a intenção é sensibilizar toda a população para que esteja comprometida e siga todos os protocolos de enfrentamento do coronavírus e que já são de conhecimento.

 

“Estamos atravessando uma situação gravíssima. Chegamos ao limite, para atendimento no hospital como um todo, mas principalmente, na ala Covid-19. Não serão negados atendimentos, porém, diante do enfrentado hoje, esses atendimentos serão feitos com as limitações que estamos tendo. Por isso, a necessidade de todos fazerem sua parte. Se agravar mais, não saberemos que atitudes tomar” comentou o diretor geral do HUST, professor Alciomar Marin.

 

O comunicado informa ainda que o Hospital não tem condições neste momento de ampliação da estrutura de atendimento para além dos mais 5 leitos solicitados junto à Secretaria Estadual de Saúde, os quais ainda estão aguardando resposta. 

 

"O pedido dos equipamentos já foi protocolado junto à Secretaria Estadual de Saúde, estamos aguardando.  A AMMOC sinalizou a cedência dos profissionais de saúde que solicitamos, porém, leva algum tempo ainda até que todos trâmites sejam vencidos e os leitos, de fato, instalados. Além disso, eles representam pouco, perto da demanda que chega", comentou Marin.

 

O diretor técnico do HUST, Dr. Julio Egger, reforça o quanto a situação é preocupante.

 

“Temos as novas variantes do vírus circulando, o que tem gerado mais casos graves e o desenvolvimento da doença em pessoas mais jovens, em seguida o fato da população como um todo, ter relaxado os cuidados visando a prevenção do coronavírus e ainda a falsa sensação de segurança porque a vacinação começou. A vacina é importante, precisamos imunizar toda a população o quanto antes, mas até que isso ocorra, temos que manter os protocolos de segurança e distanciamento evitando que as pessoas adoeçam” explicou Dr. Júlio.

 


MEPITA ?>

 

Abaixo confira na íntegra o comunicado divulgado pelo HUST.

 

“COMUNICADO

 

O Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST, entidade mantida pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – FUNOESC, entidade filantrópica sem fins lucrativos, vem respeitosamente à presença de todos informar o que segue:

Considerando que o Hospital Universitário Santa Terezinha é referência para a Rede de Urgência e Emergência para a macrorregião de saúde do meio oeste e serra catarinense, com aproximadamente 129.000 habitantes e para a Alta Complexidade em Oncologia e Neurocirurgia para mais de 50 municípios, com área de abrangência de mais de 620.000 mil habitantes;

 

Considerando que desde o início da pandemia, o Hospital Universitário Santa Terezinha, implantou leitos Clínicos e de UTI Covid, de forma ágil e totalmente destinados ao SUS, sendo que ao todo, estão disponibilizados 25 leitos exclusivos para a Ala Covid (10 leitos de UTI e 15 clínicos);

 

Considerando que nos últimos dias nossa região tem registrado um grande aumento do número de casos de Coronavírus, destes muitos pacientes apresentam a forma mais grave da doença, sendo intubados e necessitando de suporte de ventilação mecânica, colapsando os leitos de internação (UTI e Enfermaria);

 

Considerando a capacidade de recursos humanos limitada para o pleno funcionamento de todos os serviços disponibilizados pelo hospital, o que poderá causar risco iminente de paralisação de várias atividades, haja vista a dificuldade para contratação na região de profissionais habilitados. Somando a isso, ainda há o esgotamento físico e mental dos colaboradores ativos, profissionais médicos e demais;

Considerando que estamos operando no limite da capacidade, não sendo possível neste momento ampliação da estrutura de atendimento, além dos mais 5 leitos já solicitados à Secretaria Estadual de Saúde e ainda sem resposta;

 

Diante ao exposto, o Hospital Universitário Santa Terezinha, vem a público comunicar a toda Comunidade, que se atingiu a capacidade máxima de atendimento implantada no Hospital, e conclamar a união de todos na busca de soluções para o enfrentamento e diminuição da Pandemia”

                                                                                                              Joaçaba, 08 de março de 2021

 

Alciomar A. Marin,    

Diretor Geral     

CRA/SC 4.494

 

Dr. Júlio Egger

Diretor Técnico

CRM 27.032

 

 Dr. Francisco Loraschi

Diretor Clínico

CRM 10.728

  

Dr. João R. Nunes Filho

Coord. Das UTIs

CRM 9.178