Rotary comemora 116 anos de Pessoas em Ação


Por Catanduvas Online

22/02/2021 18:40



img


Imagem Pública – Rotary Club Catanduvas Centro, com a colaboração do Distrito.

 

Catanduvas/SC — No dia 23 de fevereiro, o Rotary International, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade, comemora 116 anos. O Rotary Club de Catanduvas completa neste ano 9 anos de fundação. Durante esse período, já realizou diversos projetos em prol da nossa comunidade, entre eles, destacam-se: as Ações de Natal para Crianças Carentes, o Banco Ortopédico, Intercâmbio de Jovens, as Pizzas do Rotary, e muitos outros, beneficiando centenas de pessoas.

 

AÇÕES DE NATAL PARA CRIANÇAS CARENTES: Anualmente o Rotary Club Catanduvas Centro promove Ações de Natal em prol de Crianças Carentes. O foco das ações é sempre levar um pouco de alegria para essas crianças numa época tão mágica. Distribuição de presentes, papai-noel e brinquedos infláveis são algumas das ações do Club. No último ano, em decorrência da Pandemia da Covid-19, o Clube teve que reinventar a maneira de chegar até essas crianças. Nasceu então o projeto “Neste Natal, adote uma cartinha e faça uma criança carente feliz”. Com o intermédio do Club e ajuda da comunidade, quase 100 crianças do município foram contempladas com presentes.

 

BANCO ORTOPÉDICO: O Banco ortopédico do Rotary Club de Catanduvas foi criado em 2017 e conta com duas cadeiras de rodas, três pares de muletas e uma cadeira para banho. O Rotary promove o empréstimo de tais equipamentos para comunidade catanduvense que necessita.

 

INTERCÂMBIO DE JOVENS: O Rotary Club em parceria com o Interact Club promove o intercâmbio de jovens para países de todo o mundo. No ano de 2019 o intercambista do nosso município Renan Rosseto Hilário fez intercâmbio para o México, por aproximadamente 10 meses. Este programa, em decorrência da pandemia está suspenso. No entanto, é uma chance incrível para jovens da nossa cidade viverem experiências com outros países e culturas, bem como para nós recebermos jovens de outros países em Catanduvas.

 

PIZZAS DO ROTARY – Anualmente o Rotary Club Catanduvas realiza a venda de pizzas feitas pelos próprios companheiros. Desde a fundação do Clube está uma das principais ações e já foram vendidas mais de 7 mil pizzas em 9 edições do evento. Parte do dinheiro arrecadado é revertido em doações para entidades da comunidade. No último ano a doação foi realizada para o Corpo de Bombeiros Militar. Também já foram beneficiadas a APAE e o Patronato Anjo da Guarda.

_

Uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil Clubs realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

 

São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:

Promoção da paz
Combate a doenças
Fornecimento de água limpa
Saúde de mães e filhos
Apoio à educação
Desenvolvimento econômico
Proteção ao meio ambiente

 


 

 

HISTÓRIA DO ROTARY

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

 

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

 

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.

 

Para mais informações, visite o http://www.rotary.org/pt

 


MEPITA ?>

 

Por- Fernanda Luane Zampieri Ascolli 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/