Trabalhadores da Saúde serão priorizados em primeiros lotes de vacinas


Por Catanduvas Online

26/01/2021 15:46



img


Foto: Cristiano Estrela / Secom

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gestores municipais definiram, em reunião online da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na noite da segunda-feira, 25, os critérios para distribuição dos novos lotes de vacina recebidos em Santa Catarina.

 

A partir de entendimento conjunto entre os gestores municipais e o corpo técnico da SES, ficou acordado que neste primeiro momento será priorizada a vacinação de todos os profissionais de saúde, incluindo os que atuam no Atendimento Pré-Hospital (APH) Móvel e aqueles que trabalham em coleta e diagnóstico laboratorial de Covid-19.

 

A deliberação, assinada pelo secretário de Estado da André Motta Ribeiro e pelo presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Alexandre Fagundes, determina que os municípios deverão concluir a vacinação dos trabalhadores de saúde elencados na Deliberação CIB 02/CIB/2021, com ênfase nos que atuam em unidades hospitalares e de urgência e emergência envolvidos no atendimento direto a pacientes com Covid-19. Isso inclui os profissionais que atuam nas UTIs Covid-19, que trabalham nas emergências Covid-19, no atendimento clínico hospitalar Covid-19 e no Samu.

 

Além desses grupos, para esta fase, deverão ser incluídas novas categorias no critério de priorização:

 

1.Profissionais envolvidos no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel Catarinense;

2. Profissionais que atuam no atendimento clínico de paciente com suspeita de Covid-19 independentemente do nível de atenção (Centros de Saúde, Unidades de Triagem, Ambulatórios, Hospitais etc.);

3. Profissionais que atuam na coleta (swab) e no diagnóstico laboratorial da Covid-19.

 


OPTICA ?>

 

Diante da deliberação, ainda ficou definido que a partir do momento que todos os grupos prioritários elencados forem vacinados, as Secretarias Municipais de Saúde poderão iniciar a vacinação dos demais trabalhadores de saúde. Eles estão listados no Anexo 2 do Segundo Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Campanha contra a Covid-19, que prioriza aqueles trabalhadores de saúde com idade maior ou igual a 60 anos com e sem comorbidade e os trabalhadores de saúde portadores de comorbidades, independentemente de idade.

 

Secom

 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/