Conselho Municipal de Saúde apresenta relatórios do 1º e 2º Quadrimestre

Eleição para gestão 2016/2017 foi realizada sendo levantada possível mudança de local da Secretaria de Saúde de Catanduvas


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


Na quarta-feira (21), foi apresentado pelo Conselho Municipal de Saúde de Catanduvas o relatório do 1º e 2º quadrimestre de 2015, constanto atendimentos realizados, como consultas médicas de rotina e de emergência, demonstrativo de recursos próprios, convênios e total de despesas.

Pode-se destacar que no 1º Quadrimestre foram 19% investidos de recursos próprios, já no 2º foram 27%. Conforme prevê a Lei o repasse para a Secretaria de saúde é de apenas 15%, no entanto a porcentagem não é suficiente para suprir a demanda e necessidade dos trabalhos para manter a saúde básica.Também a grande demanda de pacientes que procuram o atendimento hospitalar, sem que seja caso de urgência/emergência, sendo apenas atendimentos eletivos e consequentemente acabam tirando a vez de pacientes que realmente precisam de atendimentos imediatos.O Conselho Sugeriu que seja feito uma reeducação com a população do município, para que saibam diferenciar os atendimentos médicos prestados nas Unidades de Saúde e os atendimentos prestados pelos médicos que fazem plantão no hospital.

Na ocasião foi realizada a eleição para a gestão 2016/2017 do Conselho Municipal de Saúde, sendo reeleito por unanimidade Dílson Rizzi para Presidente, tendo como Vice senhor Arlindo katchor, Secretárias Marlene Mingori e Emília Trento Bortolini.

Dílson agradeceu a todos pelo apoio que teve durante os dois anos de trabalho e, fez um pedido para que a comunidade participe das reuniões mensais realizadas na terceira quinta-feira do mês, sempre às 19 horas na Sala anexa ao Posto de saúde do Bairro Sayonara.

Outro fator importante levantado pelo presidente foi para que seja estudado com carinho o pedido feito à administração para uma possível  mudança de local da Secretaria de Saúde que atualmente funciona no Posto de Saúde Central.O pedido segundo Dílson já foi feito a prefeita Gisa Giacomim que deve analisar sua viabilidade. O local sugerido foi o 2º andar do Posto de Saúde do Sayonara, visto que o espaço seria suficiente para adequar a secretaria.

O Conselho Municipal ressalta que na próxima semana no dia 28/10 haverá a Audiência Pública da Secretaria de Saúde na Câmara de Vereadores do município ás 19 horas,  todos os cidadãos estão convidados a participar.

A Reunião contou com maioria dos membros do Conselho e a presença da Secretária de Saúde Elizete Cardoso.Através da gestão participativa, com representantes de vários segmentos da sociedade, o conselho contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, garantindo aos cidadãos o direito à saúde.