PM reforça efetivo para manter comércio de Xaxim fechado

Prefeito havia assinado decreto contrário a medida do Governo do Estado


Por Catanduvas Online

02/04/2020 11:10



img


Fotos/Redes sociais

 

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, emitiu na quarta-feira um decreto autorizando a abertura do comércio local, desde que respeitados os cuidados de distância mínima de um metro e higienização. Pelo decreto poderiam abrir restaurantes, academias, salões de beleza, que não estão autorizados pelo decreto do Governo do Estado.

 

Ao saber disso a Polícia Militar entrou em contato com as entidades do município alertando sobre a irregularidade da medida e que iria fazer a fiscalização para cumprir o decreto estadual.

 

Diante disso a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim emitiram uma nota recomendando a não abertura do comércio, para evitar transtornos, até que se tenha uma definição mais clara da situação.

 


 ?>

 

Cerca de 20 policiais, com reforço de Chapecó, estavam na manhã de hoje fazendo a fiscalização e orientando o fechamento dos estabelecimentos. Poucas lojas abriram. Numa delas o proprietário disse que estava apenas recebendo pagamentos.

 

Em entrevista para a rádio Supercondá, o prefeito Lírio Dagort disse que tomou as medidas de precaução e considerou que havia condições de uma abertura mais ampla.

 

- Desde o início nós fechamos os trevos de acesso, as indústrias e os caminhoneiros estão usando o álcool gel, ás vezes usando até dois calçados, com a abertura dos bancos e das lotéricas vimos que está funcionando muito bem, a população está colaborando e por isso tomamos essa atitude. Só que daí veio a PM nos ameaçar, como se a população fosse bandido. A arrecadação do ICMS já caiu 12%, o FPM caiu R$ 1 milhão. Não podemos ser medíocres e aceitar a vontade do governador. Estamos indo para o buraco – disse o prefeito.

 

Fonte/NSC