Como guardar a decoração de Natal de maneira adequada


Por Catanduvas Online

06/01/2020 15:53



img


Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro e a data marca, oficialmente, o fim das decorações natalinas. É hora, portanto, de apagar as luzinhas, tirar a estrela do topo da árvore de Natal e embalar as bolas vermelhas, douradas, brancas, e etc.

 

Como geralmente as peças de decoração são usadas apenas uma vez ao ano, é indicado que ocupem a parte mais alta dos armários ou até que sejam armazenadas em depósito, se houver. Vale a pena também etiquetar as caixas para saber onde está cada item. Listamos abaixo algumas dicas para que você desmonte tudo e garanta que todas peças possam ser usadas novamente no ano seguinte.

 

1. Atenção às peças pequenas de decoração da árvore

A primeira etapa do desmonte é retirar as menores peças da árvore. Vale separar uma caixa de plástico transparente - que permite visualizar o que está dentro - para armazenar estes itens. Uma boa dica é usar potes para separar o que for pequenino, separando por categorias. “Para os mais delicados, que possam quebrar ou danificar, recomendo envolvê-los com jornal ou plástico bolha”, aconselha a arquiteta Gabi Aude. 

 

2. Guarde a árvore

Retirados os enfeites, é hora de guardar a árvore. Desmonte os galhos e coloque todos eles em um saco plástico resistente. O ideal é manter a caixa original da árvore de Natal para armazená-la posteriormente. Se descartou previamente, pode apostar em embalagens de TNT. “Para a árvore, a melhor opção é apostar nestas embalagens de TNT, que é um material próprio para ter troca do ar e acaba sendo fundamental para a árvore estar em bom estado no próximo ano”, orienta a arquiteta e personal organizer Lucianne Korn.

 

3. Cuidado com o presépio

Se o seu presépio é bem detalhado (com animais, manjedoura e todas figuras bíblicas), tome muito cuidado ao guardá-lo no armário. É necessário enrolar cada uma das peças em plástico bolha ou papel jornal para garantir que elas não vão quebrar. Opte novamente por caixas de plástico, caso não tenha a embalagem original.

 

4. Separe as guirlandas

Caso tenha usado mais de uma guirlanda na decoração de Natal, o ideal é não guardá-las juntas já que as peças podem enroscar. Como costumam ser frágeis, separe uma caixa para cada. Aqui, vale também embalar com papel jornal.

 

5. Não deixe o pisca-pisca enrolar

Para garantir a funcionalidade das luzinhas para o próximo ano, o ideal é enrolar o pisca para que ele não embarace. Uma dica da arquiteta Gabi Aude é usar um pedaço de papelão para enrolá-lo. Assim, você garante que o fio não vai virar um grande emaranhado de luzinhas.