Escola Professor Vitoldo Alexandre Czech no 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental


Por Catanduvas Online

28/11/2019 16:54



img


O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em parceria com a Celesc, realizou no dia 20 de novembro, a solenidade de entrega do 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental.

 

O evento tem por finalidade reconhecer escolas de ensino de Santa Catarina que desenvolvem projetos de conscientização e mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente.


Nesta primeira edição do Prêmio sagrou-se vencedora na Regional de Joaçaba a APP da Escola Municipal de Catanduvas, Professor Vitoldo Alexandre Czech com o Projeto “Onde existe preservação, existe Futuro” .

 

O Projeto buscou promover a compreensão e reflexão sobre a importância da preservação ambiental para a perpetuação da vida por meio de diversas atividades como sessões de filmes, palestras, viagem de estudos, trilhas, separação do lixo, pintura de mural temático, entre outros.

 

“Percebe-se que o objetivo só se atinge com a conscientização dos alunos e consequentemente das famílias e comunidade, desta forma, envolveu-se toda a comunidade escolar com trabalhos e ações diversificadas, palestras, passeios, filmes, produção de texto, dentre outras estratégias, dentro e fora da sala de aula voltados ao tema. Como ponto culminante deste trabalho, aproveitou-se para fazer a restauração e embelezamento do muro”, informou Maria Claudete Coordenadora do Projeto.

 

 

Para o embelezamento do muro foram usados desenhos produzidos pelos alunos do 5º ano que transferiram o desenho do Papel A4 para o muro da escola.

 

“Esse projeto não foi desenvolvido apenas em um momento. Ele foi sendo aplicado no decorrer dos últimos três anos, dando-se relevância conforme o nível (série) em que os alunos se encontravam”. Concluiu Maria Claudete.

 

 

 

A família Vitoldo sente-se honrada pelo reconhecimento deste trabalho e enfatiza  que  futuramente pretende revitalizar o muro na parte interna da escola, utilizando os resultados obtidos em sala de aula com trabalhos de preservação do meio ambiente.