Dia Mundial do Diabetes:Movimento Pró-Vida Diabetes promoverá encontros de portadores de Diabetes


Por Catanduvas Online

13/11/2019 21:56



img


Símbolo – o símbolo da doença é um círculo azul, desconhecido pela grande maioria das pessoas;

 

O diabetes atinge nove milhões de brasileiros – o que equivale a 6,2% da população adulta – segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres apresentam maior índice comparado aos homens (5,4 milhões para 3,6 milhões). A maior incidência é na faixa etária entre 65 e 74 anos (19,9%) e a menor, na idade entre 18 a 29 anos (0,6%). Mas, para os que têm mais de 75 anos, o percentual também é alto: 19,6% de prevalência da doença.

 

Hoje, no dia Dia Mundial do Diabetes, campanhas no mundo todo vêm conscientizar a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença. O dia 14 de novembro corresponde ao aniversário de Frederick Banting que juntamente com Charles Best, deu origem aos estudos da insulina no ano de 1921.

 

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores de Diabetes, o Movimento Pró-Vida Diabetes estará promovendo encontros na cidade de Joaçaba no dia 23/11, no Parque Municipal, das 15h às 19h30 e em Catanduvas no dia 30/11, na Praça da Casa da Cultura. 

 

Símbolo está no monumento da cuia, no centro de Catanduvas.

 

Idealizado por Daiana Costa, mãe de criança portadora de diabetes mellitus do tipo 1, diagnosticada há quatro anos, e Maria Alice Castagnaro – portadora diabetes mellitus do tipo 1, diagnosticada há 11 anos, os encontros buscam, além da divulgar os tipos do diabetes e a forma de tratamento, conscientizar os portadores e familiares, principalmente os do Tipo 1, acerca da necessidade de testes capilares diários, aplicação correta de insulina, alimentação adequada (contagem de carboidratos) e atividade física permanente, os quais podem evitar as complicações mais comuns decorrentes da glicose descompensada, tais como: cegueira, amputações, falência dos rins e necessidade de hemodiálise, dentre outros.

 

O objetivo é também demonstrar posteriormente e, em números, o quanto pode ser vantajoso ao poder público investir em medicamentos e insumos modernos, proporcionando qualidade de vida aos portadores de diabetes em relação com o que é gasto atualmente no tratamento das complicações, que implica em de internamentos hospitalares e procedimentos cirúrgicos com custo muito mais elevado.

 

Hoje, em Joaçaba existem 888 pessoas portadoras de diabetes, essas distribuídas em: a) Tipo Gestacional, tratada com medicamentos orais; b) Tipo 2, tratadas com medicamentos orais e em alguns casos com insulina e c) Tipo 1 tratada exclusivamente com insulina. 

 

"Será um importante momento para troca de informações. O encontro contará com exposição de vários temas ligados à doença especialmente voltados a prevenção e ao tratamento com demonstração de insumo utilizados tais como canetas, sensores mais modernos existentes, agulhas, tabelas de controle etc. Teremos também a venda de camisetas da Associação e sorteio de insumos, cesta de produtos sem açúcar e brindes para o público portador da doença”, afirmaram as organizadoras. 

 

As Camisetas serão comercializadas com a logo PRÓ-VIDA DIABETES, pelo valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).O principal objetivo é formar uma Associação em benefício dos portadores de diabetes de Joaçaba e região.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e_mail: providadiabetes@gmail.com

Acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/providadiabetesjoacabaregiao/photos/a.1081684352036928/1120028628202500/?type=3&theater

 


OPTICA ?>

 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/