Workshop de Turismo é sucesso em envolvimento e participação

Na noite do dia 25 de setembro, aconteceu em Catanduvas o 1° Workshop de Turismo, um evento com grande participação e envolvimento dos presentes contribuindo para o desenvolvimento turístico sustentável do município.
O evento foi conduzido pelo facilitador Wilson Miguel do Grupo Eco & Eco presente em 157 projetos executados em 24 estados do Brasil. O grupo ajuda gestores a aumentar as receitas através de assessoria focada no desenvolvimento turístico, apresentando soluções inovadoras e sustentáveis, integrando de forma harmoniosa a natureza, a saúde, o esporte, o lazer e a qualidade de vida, focados na construção de um mundo melhor.
A Organização Mundial do Turismo (Agência especializada das Nações Unidas em Turismo), o Ministério do Turismo e estudos do Ministério do Turismo apontam a atividade turística como uma oportunidade única de fazer avançar as esferas econômica, social e ambiental, além de ser a atividade com maior poder de crescimento no curto prazo.
Após os estudos realizados neste primeiro Workshop, percebe-se que Catanduvas tem um grande potencial turístico. Foi identificado junto aos presentes produtos e atrativos que precisam apenas ser potencializados e uma gama enorme de outros atrativos e produtos que podem ser lançados no curto prazo, tornando Catanduvas referência turística regional e alavancando a arrecadação do município, destaca Wilson Miguel.
Coffee Break a base de Erva-Mate preparado por Salete Ribeiro
Para Juliane Pissoli, Presidente do Conselho Municipal de Turismo e que integra a Administração Municipal, desenvolver o turismo é uma missão desafiadora. “Entramos para o Mapa do Turismo que foi uma conquista grandiosa para Catanduvas e perceber a participação de entidades, empresários, pessoas de cidades vizinhas, catanduvenses entusiastas, nossos ervateiros, enfim, tantas lideranças, nos motiva a seguir com este projeto sempre priorizando a participação e envolvimento da população”, comentou Juliane. Observando ainda que Catanduvas é a Capital Catarinense do Chimarrão e neste primeiro evento ficou claro como o município anseia por este desenvolvimento, fortalecendo sua história e identidade. “São várias as possibilidades e pretendemos realizar próximos encontros para desenvolver este caminho de forma participativa e sustentável. Temos apenas a agradecer este momento possibilitado pelo Grupo Eco&Eco, todos que marcaram presença, as nossas Ervateiras, ao Conselho de Turismo pelo apoio, A Facoc pela parceria, a Salete Ribeiro apaixonada pela culinária e que preparou o Coffee Break a base de Erva-Mate, enfim a todos que torcem por Catanduvas”, enfatizou.
A Presidente do Conselho Municipal de Turismo destacou ainda o apoio de Ângela Maria Cassiano de Morais da Cruz representando os vereadores, dos secretários e todos os colaboradores da Administração Municipal, representatividades importantes e atuantes no Turismo Nacional como Evandro Novak, Presidente Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Conselheiro de Turismo do MTUR - Ministério do Turismo, Yuri Piccoli Hentz, Vice Presidente da IGR (Instância Governamental Regional) e também Gestor de Projetos e Comercial do Grupo Eco & Eco, além do total e irrestrito incentivo do prefeito Dorival Ribeiro dos Santos.
A Administração Municipal de Catanduvas acredita no potencial de Catanduvas, e resalta que a prova disso são os grandes investimentos e melhorias feitas pela atual gestão do município. "Desde o início, a grande preocupação foi em oferecer melhor qualidade de vida, melhores espaços públicos e melhores condições de trafegabilidade. A cidade toda está em obras, muitas realizadas, outras em andamento e projetos futuros, como do Parque Linear apresentado onde duas praças serão licitadas nos próximos dias", informou a secretária de administração Lucimari Spader.
Implementar o turismo sustentável e transformá-lo na “alavanca” econômica do município é uma missão desafiadora que somente será conquistada com uma gestão global e parcerias.
Últimas notícias
Santa Catarina recebe 59,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca
Moradores denunciam aglomeração durante pandemia em Catanduvas
Falta de UTI faz médico de Florianópolis escolher entre pacientes para internação
Catanduvas emite Novo Decreto sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus
SC terá novas restrições e reforço policial para conter avanço do coronavírus