Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Oeste de Santa Catarina

Meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, confirma fenômeno


Por Catanduvas Online

11/09/2019 16:10



img


A fumaça dos incêndios florestais que atingem a região Norte do Brasil, há mais de duas semanas, chegou ao Oeste de Santa Catarina na segunda-feira (9), conforme monitoramento da Defesa Civil de Chapecó.

 

Na terça-feira (10) a cortina fina de fumaça deixou o dia cinza em vários municípios do Meio-Oeste e Oeste catarinense. Em Chapecó, o assunto foi comentado nas ruas da cidade, visto a cor diferenciada do céu ao longo da tarde e o diferente pôr do sol. Na cidade de Catanduvas, o fênomemo não foi difetente ao longo do dia e fim de tarde.

 

A fumaça é da região da Amazônia, Pantanal e Bolívia, conforme explica o gerente da Defesa Civil do município de Chapecó, Adson Medeiros. “Foi trazida por uma corrente de ventos fortes em grandes altitudes”, disse. 

 

Medeiros comenta que não há previsão de chuva para os próximos dias, o que não deve mudar o cenário atual. “Tem que chover para dar uma aliviada na fumaça”, disse.

 

 

Fumaça registrada nos aeroportos

 

Os aeroportos de Corumbá (MS) e Cuiabá (MT) registram a presença de fumaça nos arredores de maneira ininterrupta desde o período da manhã. Além da fumaça a umidade atinge níveis críticos e a temperatura segue elevada. Em Cuiabá (MT), a temperatura chegou a 40ºC às 15h00, e atualmente a umidade está em 9%, considerado como nível de emergência.

 

Na Bolívia, também há fumaça registrada nos arredores dos aerorportos de Trinidad, San Ignacio de Velas, Santa Ana de Yacuma, Riberalta, Robore, Puerto Suarez, San Joaquin e San Jose de Chiquitos.

 

Com informações do ND+ e Clima Tempo