Sicredi UniEstados leva educação financeira para jovens rurais em Santa Catarina

Orientar para o uso consciente do dinheiro também faz parte do dia a dia da cooperativa


Por Catanduvas Online

28/08/2019 23:52



img


Desde o início do ano, cerca de 2 mil pessoas foram impactadas com os mais de 40 encontros sobre educação financeira realizados pela Sicredi UniEstados. Tendo como público alvo funcionários de empresas, servidores públicos, estudantes, acadêmicos, professores, produtores rurais e jovens, o programa orienta sobre o uso consciente do dinheiro e está alicerçado na missão do Sicredi, de agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. O programa é disponibilizado gratuitamente.

 

De acordo com a responsável pelo Programa de Educação Financeira da Sicredi UniEstados, Fernanda Breda, falar sobre esse assunto é necessário pelos dados expressivos de inadimplência da população brasileira, que chegaram a 63,4 milhões, em julho, de acordo com o último levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo ela, esse problema fica ainda mais grave quando se percebe que a qualidade de vida da população também começa a ser afetada: são inúmeros casos de depressão, problemas de saúde e desestrutura do contexto familiar. “O objetivo do Sicredi é trabalhar para reverter esse contexto, de forma simples, próxima e ativa, por meio da conscientização e sensibilização sobre a importância do equilíbrio e sustentabilidade financeira”, comenta Fernanda. “Entender a nossa relação com o dinheiro é o primeiro grande passo. A partir dessa perspectiva, fazer um diagnóstico detalhado dos nossos gastos diários é o que vai tornar possível a organização orçamentária e destinação de recursos para realização dos objetivos de curto, médio e longo prazos”, explica.

 

 

JOVENS DA EPAGRI PARTICIPAM DO PROGRAMA

 

Neste mês de agosto, jovens rurais da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) participaram de mais um treinamento sobre educação financeira promovido pela Sicredi UniEstados em Concórdia. Durante o encontro, além da palestra, foram apresentados cases e realizadas dinâmicas e práticas para um melhor aprendizado do tema, que tem como foco promover uma maior consciência financeira da juventude rural.

 

A Sicredi UniEstados e a Epagri mantêm uma parceria há mais de quatro anos visando levar educação financeira aos jovens rurais. Mais de 120 jovens foram beneficiados. Rosani Michelon, da Epagri, afirma que é muito importante falar sobre isso com os jovens, uma vez que, praticamente em nenhum momento, em casa ou na escola, este assunto é abordado de forma enfática. “Pela tenra idade, e um futuro pela frente, quanto antes entenderem que se trata de um assunto sério, norteador, e que fará toda a diferença em suas vidas, melhor. Estamos imensamente agradecidos, pela disponibilidade da equipe da Sicredi UniEstados no repasse deste tema aos alunos”, destaca Rosani.

 

Os jovens que participaram do encontro foram unânimes em afirmar que perceberam que existem maneiras para controlar as suas finanças e os gastos. Com o aprendizado, eles inclusive viram a possibilidade de introduzir outras atividades na propriedade, além de economizar dinheiro.

 

O Gerente da Agência do Sicredi de Concórdia, Carlos Alberto Cavalli, destaca que o programa que a Epagri desenvolve no seu Centro de Treinamento, de Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais, visando a sua permanência no campo e a sucessão familiar, conta com vários temas em seu conteúdo programático, sendo um deles a Educação Financeira, do qual a Sicredi é parceira. Segundo ele, o assunto é de fundamental importância no programa, pois a parte financeira é um pilar muito forte na Gestão Rural. “As tomadas de decisões ou o próprio conhecimento no assunto pode ser determinante para o desenvolvimento da propriedade, promovendo melhores condições financeiras e mais qualidade de vida”, reforça Cavalli.

 

Para o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, o público jovem enfrenta as mesmas dificuldades que o resto da população no que diz respeito às suas finanças, sendo ainda mais vulneráveis pela falta de experiência e maturidade. “Por isso, a importância de trabalhar desde cedo esse assunto”, enfatiza Parmeggiani.

 

Além de alcançar os jovens em Concórdia, a Sicredi UniEstados já promoveu três encontros sobre o tema em Seara; na Unoesc, com grupos da Terceira Idade; e palestras em outros municípios, sempre com o objetivo de disseminar a educação financeira e contribuir com o fortalecimento da cidadania e da autonomia.