Vereadores sugerem audiência para estudar modificações no Plano Diretor


Por Catanduvas Online

06/08/2019 16:15



img


Os vereadores André Atz (Deco), Cristiano Begnini e Monalisa Ruaro encaminharam um requerimento para a Mesa Diretora solicitando a realização de uma audiência pública com a participação da população e de associações representativas de vários segmentos da comunidade com a finalidade de pautar as principais necessidades e dificuldades observadas desde a Instituição do Plano Diretor, visando apontar as imperativas alterações no texto legal. Os três vereadores fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. Todos os vereadores apoiaram o requerimento.

 

O Plano Diretor é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores.

 

Os vereadores da Câmara de Catanduvas são constantemente procurados e questionados por empresários e população em geral acerca de algumas exigências contidas no Plano Diretor. Apesar de constar que no Estatuto da Cidade que o Plano Diretor deve ser revisto pelo menos a cada dez anos, os vereadores entendem que para atender as reais necessidades do Município é possível propor alterações em seu texto em menor prazo.

 

Monalisa Ruaro, que estava presente na época em que o Plano Diretor foi proposto, afirmou que um dos seus maiores arrependimentos foi não ter contratado um engenheiro para ajudar a corrigir o que não está dentro da realidade do Município. A vereadora também afirmou que o Plano Diretor que foi feito é igual ao de diversas outras cidades e não se adequa as necessidades de Catanduvas.

 

Os vereadores esperaram o retorno do presidente Ivacir Cardoso Moreira para formalizar o requerimento. Ivacir afirmou que já estava buscando a alteração do Plano Diretor e que já foi por alguns empresários. O vereador também se mostrou favorável ao requerimento e disse que o Plano Diretor precisa estar sempre atualizando para agilizar e favorecer a vida dos catanduvenses.

 

O vereador Odair Gabrielli (Shazan) também afirmou que o pedido é justo e que há algumas coisas que foram implantadas erradas no Plano Diretor original, mas que é normal esse processo de atualização e modificações.

 

 

Assessoria