Botão do pânico estará disponível em 60 dias para vítimas de violência doméstica de SC


Por Catanduvas Online

06/08/2019 14:44



img


Santa Catarina vai oferecer um novo dispositivo de segurança às vítimas de violência doméstica. Em 60 dias, aproximadamente, o botão do pânico deve estar em funcionamento e disponível através de aplicativo no celular. 



O equipamento é considerado um aliado no combate à violência doméstica, pela forma como funciona: ele é oferecido para pessoas que correm risco iminente de agressão. Quando acionado, emite um alerta às forças de segurança para que a vítima seja socorrida. 



Segundo o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina e comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, o mecanismo vai ser oferecido através do mesmo aplicativo para atendimento de ocorrência e denúncias online. 



— Assim que a vítima tiver a medida protetiva decretada, ela vai habilitar o botão pânico — resume. 



Ainda, conforme o coronel, o modelo instituído em Santa Catarina será mais sofisticado, se comparado aos que existem em outros estados. 



— Assim que a vítima aciona, o alerta vai automaticamente para o sistema, que já encaminha uma viatura. É mais eficiente — conclui. 



O programa conta com parceria do Ministério Público de Santa Catarina, através do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), que utiliza o dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido para financiar projetos que atendem a interesses da sociedade.

 

Fonte: NSC total