Jovens catanduvenses participam de Programa de Intercâmbio do Rotary

Alemanha e México foram os países escolhidos pelos jovens que viverão em três famílias distintas.


Por Catanduvas Online

01/08/2019 23:33



img


Intercambistas Renan e Isadora, ao centro,  Presidente do Rotary Catanduvas Gislaine Bonatto Tobaldini 

 

Os jovens catanduvenses Isadora Zaccarom e Renan Rosseto Hilário, ambos de 16 anos participam do programa de intercâmbio do Rotary Club.Eles demonstraram interesse no programa desde quando  faziam parte do Interact- programa pró-juventude do Rotary, há alguns anos.

 

Nos países de destino, Isadora e Renan vão passar um ano vivendo em casas de família e estudando nas escolas locais. As famílias que vão receber os estudantes fornecem moradia, alimentação e auxílio na adaptação à nova rotina. O intercambista passa por lares diferentes, ficando cerca de quatro meses em cada família.

 

Conforme os jovens catanduvenses Isadora e Renan, outra característica do programa é que lá fora eles devem ter uma rotina de envolvimento com atividades relacionadas ao Rotary, como trabalhos sociais e participação em eventos.

 

A família da intercambista Isadora vê com muito otimismo a proposta do intercâmbio.

 

“Apesar da grande falta que vamos sentir dela por nunca ter saído de perto da gente, sabemos o quanto está sendo importante para seu crescimento pessoal.  Entendemos que além de conhecer um novo país, os seus costumes, a cultura e o aprendizado que ela estará adquirindo vai muito além do que apenas aprender um novo idioma”, disse o pai Dileto Junior Zaccarom que nesta sexta-feira (02) embarca a filha em Florianópolis rumo à Alemanha.

 

O jovem Renan, que embarca no próximo dia 12 de agosto para o México, relatou que despertou o interesse ainda muito cedo.

 

“Meu pai sempre incentivou já minha mãe ficava um pouco apreensiva no início, hoje já está bem mais tranquila porque sabe como o programa funciona e que a família de lá vai me receber com todo carinho”, concluiu.

 

Para a presidente do Rotary Club de Catanduvas Gislaine Bonatto Tobaldini o intercâmbio dos jovens consolida uma etapa importante para o clube local e abre a perspectiva da participação de outros jovens da cidade no Programa de Intercâmbio.

 

“Estou muito feliz e realizada em acompanhar de perto este grande sonho tornando-se realidade e ansiosa para receber o intercambista Venezuelano que será acolhido por famílias de Catanduvas”, ela deseja sucesso e aprendizado aos jovens catanduvenses.

 

Conforme a presidente, na quarta- feira (31), o Rotary Club Catanduvas Centro, realizou uma reunião que contou com a presença do governador João Carlos Becker e sua esposa Marli Machado Becker. Um dos assuntos pautados foi o projeto de intercâmbio- Rotary Conecta o Mundo iniciado na gestão 2018/2019 e concretizado na gestão 2019/2020 no Rotary Clube Catanduvas Centro. 

 

O objetivo do intercâmbio

 

Ser um instrumento de promoção da paz mundial a partir do conhecimento, valorização e respeito à cultura de outros povos. O Rotary Club é uma organização internacional criada em 1905 com o principal propósito de promover o contato e troca de ideias entre profissionais de diferentes áreas, gerando melhorias na sociedade. Entre suas atividades, estão trabalhos sociais e eventos nas comunidades onde estão localizadas as unidades.