Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e ONG iniciam controle populacional de cães e gatos


Por Catanduvas Online

24/07/2019 23:19



img


Por meio de uma parceria viabilizada entre a Administração Municipal de Catanduvas, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal com a Associação de Proteção Animal Fiel Companheiro, a castração cirúrgica de cães e gatos está em andamento no município. 

 

Além dessas parcerias a Associação de Proteção Animal Fiel Companheiro esclarece à comunidade que as ações somente estão sendo realizadas devido à uma emenda parlamentar repassada pelo Deputado Federal Pedro Uczai do Partido dos Trabalhadores ao município de Catanduvas. 


A Fiel Companheiro ressalta que o pedido da emenda foi realizada através de um projeto desenvolvido entre a ONG e o Diretório Municipal do PT de Catanduvas, e encaminhado para o Deputado Federal Pedro Uczai que prontamente atendeu a solicitação. 

 

Vários são os benefícios da castração, entre os quais, o controle populacional. Em média, são 25 atendimentos/mês, entre castração e microchipagem (sistema de identificação dos animais castrados). Passam de 150 animais atendidos no município.

 

O projeto contempla animais errantes (de rua) e de famílias de baixa renda. O cadastro dos animais pode ser feito por seus donos na Vigilância Sanitária Municipal, que funciona na Secretaria de Saúde (E.S.F. Central), mediante comprovação de renda.

 

 

Além da castração, os animais recebem acompanhamento pós-operatório, procedimentos adotados pela Clínica Veterinária vencedora da licitação para a prestação dos atendimentos. 

 

E lembre-se: Cirurgias de castração têm o potencial de prevenir a necessidade de tratamentos bastante caros, como os de câncer e outras doenças. São cirurgias simples, têm baixos índices de complicações ou óbitos e não causam grande desconforto ou dor nos animais nas horas e dias seguintes.