Sul congelado: -9°C em SC e -7°C no PR


Por Catanduvas Online

08/07/2019 16:24



img


Interior do municíio de Catanduvas-SC -Foto/Claire Haro Zuqui

 

A grande e intensa massa de ar frio de origem polar que entrou sobre Brasil no primeiro fim de semana de julho de 2019 causou frio extremo no Sul, no Sudeste e em áreas do Centro-Oeste do país, com temperaturas muito baixas. Não é em todo inverno que ocorrem temperaturas tão baixas no Brasil como as que foram registradas nos dias 6 e 7 de julho de 2019. 

 

Mesmo para a Região Sul, que todos os anos tem algum evento de frio intenso, o frio observado no fim de semana de 6 e 7 de julho de 2019 foi extremo.

 

No dia 6/7/2019, a temperatura ficou abaixo de 0°C em todos os estados da Região Sul.

No dia 7/7/2019, como foi previsto, o frio foi ainda mais intenso e temperaturas ainda mais negativas ocorreram na Região Sul. A quantidade de áreas com temperatura abaixo de 0°C no dia 7 foi maior do que no dia 6 de julho. Os valores absolutos também foram menores no dia 7.

 

No dia 6 de julho de 2019, pela medição do Epagri-Ciram do governo de Santa Catarina, a menor temperatura no Sul foi de -6,4°C na região de Urupema, no alto da serra catarinense. A menor temperatura registrada pelo INMET foi de -5,9°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), também na parte mais elevada da serra catarinense.

 

No dia 7 de julho de 2019, a menor temperatura registrada pelo Epagri-Ciram foi de -9,2°C, novamente em Urupema. Nas medições do INMET, a menor temperatura no Sul do Brasil foi de -7,1°C em General Carneiro, no sul do Paraná.

 

Geada

 

As temperaturas extremamente baixas registradas por todo o Sul do Brasil ocasionaram geada generalizada. Em muitas áreas dos três estados geou com moderada a forte intensidade. Geou em Curitiba e em Porto Alegre.

Essas imagens são registros da Claire Haro Zuqui do município de Catanduvas -SC.

 

 

 

Com informações do Clima Tempo