Cidades de SC registram temperaturas negativas e geada nesta sexta-feira

Vento de 57 Km/h às 6h e a sensação térmica chegou a -25°C em regiões catarinenses


Por Catanduvas Online

05/07/2019 13:57



img


Foto/Diógenes Pandini-Diário Catarinense/Urupema-SC

 

Cidades de Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira (5). Há condições para formação de neve a partir do período da tarde por causa da intensa onda de frio combinada com a baixa pressão do ar e entrada de umidade.


Urupema registrou a menor marca do estado, com -5°C no Morro das Torres às 8h, onde próximo do topo da colina houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos, congela e forma cristais de gelo. Em outros pontos da cidade a mínima foi de -4,1°C.

 

Segundo o Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, a velocidade do vento foi de 57 Km/h às 6h e a sensação térmica chegou a -25°C.

 

No decorrer da manhã, a intensidade das rajadas diminuiu, mas a temperatura se manteve na média de -4°C. Por volta das 8h, a velocidade foi de 48 Km/h, o que provocou a sensação de -21ºC.

 

Ainda conforme a Epagri/Ciram, os dados levam em consideração a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.

 

Já em outras tabelas de conversões meteorológicas, utilizada pela Central NSC de Meteorologia que usa como parâmetro internacional da NOAA (na sigla em inglês), a sensação térmica às 8h foi de -13°C.

 

 

Ainda conforme a Epagri/Ciram, oito municípios registraram mínimas negativas:

Temperaturas em Santa Catarina nesta sexta-feira — Foto: Epagri/Ciram

 

Temperaturas em Santa Catarina nesta sexta-feira — Foto: Epagri/Ciram

 

Em alguns municípios, o dia amanheceu com o chão branco e a vegetação coberta com uma fina camada de gelo, devido à geada.