Frio deve ser ainda mais intenso no final de semana

Temperaturas promoveram belas paisagens na madrugada desta sexta-feira


Por Catanduvas Online

05/07/2019 13:32



img


Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

 

Nesta sexta-feira (05), o dia novamente amanheceu com bastante frio em Santa Catarina, devido a atuação de uma massa de ar polar na região. A sensação de frio persiste ao longo do dia e a nebulosidade intercala com períodos de sol. Há possibilidade de neve a partir da tarde de hoje nas áreas mais altas, devido a uma região de baixa pressão na costa do estado que transporta umidade para o continente mantendo as condições de mar agitado e com risco de ressaca no Litoral Sul.

 

Em Urupema, onde os termômetros marcaram -4,3°C e  houve formação de sincelo no Morro das Torres. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de um fim de semana com frio intenso.

 

O sincelo é um fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliados a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando elas entram em contato com a superfície.

 

No sábado (06) o dia amanhece com nebulosidade, ainda associada a passagem da região de baixa pressão. A possibilidade de neve existe até o amanhecer do dia, resultado da massa de ar polar combinada com a umidade que sopra do oceano. Destaca-se a possibilidade de geada, com condições para formação de gelo na pista nos horários mais frios do dia.

 

Domingo (07) será mais um dia de frio intenso, com formação de geada ampla e forte nas áreas mais elevadas, principalmente durante as primeiras horas do dia. O sol predomina ao longo da tarde.

 

A segunda-feira começa com tempo firme e sensação de frio, porém já ameniza em relação aos dias anteriores. A tendência é de aumento gradual nas temperaturas ao longo da semana.

 

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

 

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

 

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.