Chuva e ventos causam estragos no Oeste de Santa Catarina

Na região de São Miguel do Oeste houve alagamentos e queda de barreiras


Por Catanduvas Online

30/05/2019 16:47



img


A grande quantidade de chuva e ventos fortes desta quinta-feira (30) estão causando estragos no Oeste de Santa Catarina. Está chovendo desde a madrugada e um temporal ocorrido por volta das 12h30 causou queda de árvores e destelhamentos no Extremo Oeste.

 

O tenente João Rudini, do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, informou que foram mais de 140 ligações para o quartel. Cerca de 80 pessoas foram buscar lonas, no total de 5,8 mil metros quadrados.

 

Os bombeiros chamaram reforços de pessoas que estão de folga, do setor administrativo, bombeiros comunitários e um civil, totalizando 53 pessoas no atendimento. São 15 viaturas que estão na rua para tender a população e restabelecer a normalidade na região.

 

— Por volta do meio dia os municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante e Paraíso tiveram vários destelhamentos. As pessoas estão vindo até o quartel buscar lonas para cobrir seus pertences. Tivemos várias chamadas de desobstrução de vias, corte de árvores e limpeza — explicou.

 

Um hangar caiu sobre um avião no aeroporto Hélio Wasun. De acordo com o prefeito Wilson Trevisan outros espaços públicos, como o parque de Exposições Rineu Gransotto, além de sete creches e escolas foram atingidos.

 

— Tivemos bastante estrago, muitas casas destelhadas, unidades de saúde, creches, mas de pequena monta. Muitas árvores caíram, a avenida Willy Barth chegou a ficar interrompida por um tempo. Estamos trabalhando para recuperar o que estragou, fazer o atendimento à população e depois vamos avaliar que medida vamos tomar — disse o prefeito.

 

Ele afirmou que também há danos nas estradas e destelhamentos no interior.Não houve vítimas, só danos materiais.

 

No quilômetro 92 da SC-157, em Cordilheira Alta, houve uma queda de barreira deixando o trânsito em meia pista até o final da manhã, quando foi realizada a desobstrução.

 

Em Seara, onde choveu 62 milímetros em seis horas, e Concórdia, onde choveu 46 milímetros no mesmo período, também foram registrados alguns pontos de alagamentos.

 

Em Peritiba um deslizamento interditou parcialmente a rodovia SC 390 e a prefeitura está trabalhando para liberar o local.

 

NSC