Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Por Catanduvas Online

15/05/2019 23:00



img


Na noite da última quarta-feira (08) foi realizado nas dependências da SERP, o Evento de Abertura do Projeto Recriar realizado em Alusão à Campanha Nacional “Faça Bonito” de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Na ocasião o Projeto foi apresentado pela primeira vez ao público, sendo ressaltado, porém que o mesmo vendo sendo desenvolvido desde novembro de 2018 quando a equipe técnica do CREAS iniciou o planejamento dos trabalhos para 2019.

 

O Projeto Recriar foi elaborado pelo CREAS e desenvolvido com a parceria dos membros da Rede de Proteção do município de Catanduvas, composta por CRAS, CREAS, Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação (abrangendo as escolas Augustinho Marcon – Alfredo Gomes – Vitoldo Alexandre Czech e ainda, neste caso, cabe citar de modo especial o Colégio particular Águas Claras), Conselho Tutelar, APAE, Associação Patronato Anjo da Guarda, Poder Judiciário e Ministério Público, com o objetivo de divulgar informações e fomentar a reflexão acerca dos meios e estratégias de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

O Projeto consiste em um Concurso de recriação do Slogan e da Flor Símbolo da Campanha Nacional, e na elaboração de uma redação sobre o mesmo tema. O presente projeto teve inicio ainda em fevereiro com a aprovação da metodologia e regulamento pela Rede de Proteção e em seguida deu-se início às etapas de aplicação nas escolas, elaboração e escolhas dos trabalhos, os quais foram premiados no Evento de Abertura realizado no dia 08 de maio, marcando também o início da divulgação das artes.

 

O evento ainda contou com a palestra proferida pelo Excelentíssimo Dr. Juiz de Direito José Adilson Bittencourt Júnior o qual abordou em sua fala aspectos e informações importares acerca da necessidade elaborar métodos e formas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram também membros da Rede de Proteção, dando destaque à presença do Promotor de Justiça da Comarca de Catanduvas, Dr. Flávio Hoff que em sua fala abordou sobre a importância de Campanhas como esta, assim como colocou o Ministério Público a disposição da população para atendimento destas e outras demandas.

 

Em continuidade ao Evento, foram premiadas as três categoria do Projeto, sendo elas: Slogan, Releitura de Símbolo e Redação, onde os alunos classificados nas posições de primeiro, segundo e terceiro lugares receberam Medalhas de Honra ao Mérito Personalizadas com o símbolo vencedor, assim como de brinde a Camiseta Oficial Personalizada do Projeto, baseada nas obras escolhidas. Os professores que desenvolveram os projetos também foram contemplados com brindes personalizados do Projeto, conforme segue abaixo a classificação dos vencedores.

 

O CREAS, equipamento que coordena o Projeto Recriar, por meio de sua equipe técnica composta pela Assistente Social Indianara Sílvia Lazarotto e pela Psicóloga Gislaine da Silva, agradece a participação e empenho de todos os envolvidos no desenvolver das atividades ligadas em todas as fases do Projeto Recriar e avalia de forma positiva o desenvolvimento das ações, até o presente momento, ressaltando a boa adesão dos membros da Rede e o impacto social do presente projeto, da mesma forma que convida a todos os munícipes para se fazerem presentes na Mobilização para divulgação ampla do Projeto que será realizada na data símbolo de “18 de Maio” no período entre às 14h00min e às 16h30min na Praça Ângelo Grotto, no Centro de Catanduvas/SC.

 

 

CATEGORIA SLOGAN

1º LUGAR

Emilly Cristine Darold Arenhardt – Aluna do 8º ano do Colégio Águas Claras, orientada pela professora Maíra Griggio.

2º LUGAR

Gabriela Limberger Romilho – Aluna do 4º Ano da Escola Alfredo Gomes, orientada pela professora Marli Bobela.

3º LUGAR

Pedro Ricardo Cavalheiro Pereira - Aluno do 4º Ano da Escola Vitoldo Alexandre Czech, orientado pela professora Sueli Gross Felippe.

 

CATEGORIA RELEITURA DE SÍMBOLO:

1º LUGAR

Sophia Siqueira - Aluna do 5º ano da Escola Augustinho Marcon, orientada pela professora Alexandra Vieira dos Santos.

2º LUGAR

Julia Leal Nunes – Aluna do 8º Ano do Colégio Águas Claras, orientada pela professora Vanessa Parentti

3º LUGAR

Emilly Cristine Darold Arenhardt - Aluna do 8º ano do Colégio Águas Claras, orientada pela professora Vanessa Parentti.

 

CATEGORIA REDAÇÃO:

1º LUGAR

Renan Rossetto Hilário – Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Águas Claras, orientado professora Maíra Griggio

2º LUGAR

Camila Chinatto – Aluna do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Águas Claras, orientada pela professora Maíra Griggio.

3º LUGAR

Isadora Secco – Aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Águas Claras, orientada pela professora Maíra Griggio.

 

 

Assessoria