Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado, 4 de maio

O atendimento será das 8h as 17h sem fechar ao meio dia, em todos os Postos do Município


Por Catanduvas Online

03/05/2019 17:48



img


As salas de vacinação das unidades de saúde de Santa Catarina estarão abertas no próximo sábado, 4, durante o dia, para vacinar os grupos prioritários contra a gripe. A Campanha de Vacinação começou no dia 10 de abril, mas até o momento apenas 17,83% do público-alvo se imunizaram contra a doença. O prazo final para tomar a dose é dia 31 de maio.



A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar, ao menos, 90% da população total dos grupos prioritários que, em Santa Catarina, é de mais de dois milhões de pessoas (2.000.034).

 


De acordo com a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, é importante que toda a população dos grupos prioritários procure uma unidade de saúde “As pessoas que fazem parte desses grupos têm mais chances de ter complicações decorrentes da gripe, podendo até morrer. Por isso, a importância de se imunizar”, explica a gerente.



Este ano, crianças com idade até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Em 2018, a vacina foi oferecida somente para crianças com até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas) também têm direito à vacina contra a gripe a partir deste ano. A decisão foi tomada pelo MS tendo em vista que eles são expostos em atividades de risco, em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da gripe.



Cobertura vacinal dos grupos prioritários (atualizada em 29/04)



Entre os dias 10 de abril – início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe - e 29 de abril de 2019, foram imunizados:
- crianças (6 meses a menores de 6 anos): 20,73%
- gestantes: 25,75%
- mães até 45 dias depois do parto: 34,04%
- trabalhadores da saúde: 11,51%
- professores: 11,24%
- povos indígenas: 17,70%
- idosos com 60 anos ou mais de idade: 20,66%
- portadores doenças crônicas e condições especiais: 9,08%

 

O atendimento será das 8h as 17h sem fechar ao meio dia, em todos os Postos do Município: Central, Sebaldo Kunz e Saionara.



É necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão Nacional do SUS.