Proesde oferece bolsas de estudo de 70% para estudantes da Unoesc oriundos de 14 municípios de SC


Por Catanduvas Online

24/04/2019 18:57



img


Estudantes da Unoesc oriundos de 14 municípios de SC podem ser beneficiados com as bolsas (Imagem Ilustrativa)

 

A Unoesc está com inscrições abertas para as vagas remanescentes do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) do Uniedu. Os candidatos selecionados terão bolsa de estudo de 70% da mensalidade do curso de Graduação.

 

As bolsas estão sendo oferecidas para acadêmicos moradores, ou naturais dos municípios de: Vargem, Monte Carlo, Abdon Batista, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Romelândia, Bandeirante, Entre Rios, Passos Maia, Ipuaçú, Vargeão, Ponte Serrada, Ouro Verde e Abelardo Luz, municípios esses, que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A intenção do Estado de Santa Catarina ao disponibilizar esses recursos é fazer com o que os municípios com baixo IDH possam se desenvolver por meio dos projetos que os alunos bolsistas realizarão ao longo do curso.

 

Estão sendo oferecidas cerca de 40 bolsas para estudantes de todos os campi da Unoesc. Serão selecionados estudantes regularmente matriculados no primeiro semestre de 2019, em no mínimo 12 créditos, que além de serem oriundos dos municípios citados, atendam aos critérios previstos no Edital, entre eles, participar do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional que será oferecido, de forma presencial, aos sábados das 8h às 13h30, com carga horária total de 200 horas. Excepcionalmente, para esse Edital, não é necessário que os alunos estejam com o cadastro do Uniedu atualizado.

 

De acordo com a coordenadora do Proesde, professora Tânia Nodari, o estudante que participa do Programa não só recebe o benefício financeiro, como se diferencia em sua formação.

 

 — O curso contempla assuntos que não fazem parte da grade curricular comum da Graduação que o acadêmico cursa, abrangendo as dimensões do desenvolvimento sustentado (social, ambiental, econômica, cultural, espacial e política). Há ainda, visitas técnicas e pesquisa de campo que possibilitam ao aluno vivências que facilitam sua rotina na sala de aula e também construção do trabalho de conclusão de curso — ressaltou a professora.

 

Os interessados devem se inscrever no link disponível no Edital até o dia 5 de maio. O sorteio dos candidatos será realizado no dia 7 e a homologação dos contemplados divulgada no site da Unoesc no dia 10 de maio.

 

— Pedimos que os alunos oriundos desses municípios não percam essa oportunidade, pois, os recursos não podem ser aplicados com alunos de outros municípios. Além disso, quem não for acadêmico mas, conhece quem pode vir a se beneficiar, que divulgue esse Edital — reforçou Tânia.

 

Link do Edital: 

https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/publicacoes_legais/Edital_n%C2%BA_34_vagas_Remanescentes_PROESDE.pdf

Link das inscrições:

https://forms.gle/t3EehFuhe9GhAP2W9