Grande participação da II Conferência Municipal da Saúde


Por Catanduvas Online

06/04/2019 18:41



img


A administração Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Catanduvas realizaram no dia 04/04/2019 na SERP,  a III Conferência Municipal de Saúde.

 

 

As conferências municipais são espaços de participação democrática de toda comunidade, que acontecem por meio de debates coletivos que prevê a conferência, ou seja, a avaliação das políticas públicas bem como aponta caminhos para o constante aperfeiçoamento.

 

A participação e o controle social de políticas públicas é um direito de todo cidadão e uma conquista histórica da sociedade civil organizada. Estes espaços de participação e deliberação constituem-se como importantes estruturas de democratização da gestão pública, incluindo diferentes atores sociais no processo de transformação da realidade.

 

 

O tema proposto para debate nesta conferência foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Foram trabalhados três eixos temáticos, sendo:

 

Eixo 01- Saúde como direito;

Eixo 02- Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

Eixo 03- Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

A abordagem de cada item do temário foi apresentada através de uma palestra pela Sra. Paula Giovana Kleber, seguida de discussão na plenária e posterior discussão nos grupos de trabalhos de cada eixo, os quais elencaram as propostas. Em plenária geral as propostas foram expostas e votadas pelos delegados.

 

Foram escolhidos os delegados que irão representar o município de Catanduvas na 8a Conferência Estadual de Saúde, sendo estes:

 

Dois (02) delegados representantes dos trabalhadores/funcionários;

Quatro (04) delegados representantes dos usuários;

Dois (02) delegados representantes da gestão.

 

Estavam presentes neste evento representantes da administração pública, de entidades, trabalhadores / funcionários e usuários da Política Pública de Saúde.

 

Assessoria