Caminhada Penitencial a Frei Bruno marca mais uma etapa para o processo de beatificação


Por Catanduvas Online

18/03/2019 21:50



img


A cidade de Joaçaba protagonizou neste domingo, 17 de março, mais uma grande manifestação de fé e penitência durante a 29ª Caminhada Penitencial Frei Bruno, reunindo romeiros não só das cidades do Vale do Peixe, mas de toda a região e das cidades onde o frade franciscano da Província da Imaculada Conceição pisou o solo, como Rodeio, onde está o Noviciado Franciscano e que foi morada deste frade missionário. Dando outro passo, a Causa de Frei Bruno ganhou neste final de semana a Comissão para investigação diocesana dos relatos de milagres atribuídos à intercessão deste frade, professo solene da Ordem dos Frades Menores e sacerdote.

 

Já os romeiros deram os primeiros passos em frente à Catedral Santa Terezinha, de Joaçaba, de onde saíram em romaria até o Cemitério Frei Edgar numa manhã em que o sol apareceu pouco e deixou o clima agradável para encarar os 3,5 quilômetros do percurso. Dezenas de cruzes abriram o longo cortejo, tendo à frente o bispo da Diocese de Joaçaba, D. Mario Marquez, o Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, seus confrades na região e uma caravana dos frades estudantes de Filosofia de Rondinha (PR), que vieram com o mestre Frei Samuel Ferreira de Lima. Os noviços marcaram presença como fazem todos os anos, acompanhados pelo mestre Frei Rodrigo da Silva Santos. Sacerdotes, religiosos e religiosas,  e seminaristas se juntaram aos fiéis romeiros.

 

Manifestações de fé e pedidos pela beatificação de Frei Bruno marcaram o percurso como já é tradição. Muitos devotos preferem fazer o percurso descalços, como os irmãos Nélson e Roil da Rosa, que são fiéis devotos do frade franciscano. “Sou devoto de Frei Bruno porque meu filho se acidentou ao cair de uma altura de 5 metros quando tinha 5 anos. Fiz promessa a Frei Bruno e o ‘piá’ se recuperou bem. Por isso, a gente vem todo o ano participar e torcer para que ele fique santo logo, para continuar intercedendo ainda mais por nós”, contou Roil.

 

A Celebração Eucarística teve início já na Caminhada com o Ato Penitencial. No Cemitério Frei Edgar, o povo se acomodou como pôde para participar da Santa Missa, mas milhares de pessoas preferiram visitar e rezar no túmulo de Frei Bruno, o franciscano que faleceu nesta cidade no dia 25 de fevereiro de 1960. Outra grande maioria de fiéis prefere só participar da Caminhada.

 

Comentando o Evangelho deste domingo sobre a transfiguração de Jesus, Dom Mario lembrou que a oração leva à conversão, leva à mudança. “A oração que não traz transformação no nosso agir, não é a verdadeira oração”, citou.

 

Segundo o bispo, o morro do bairro Flor da Serra, em Joaçaba, onde está o monumento Frei Bruno, também indica a busca das coisas do alto. “Olhando do alto, ele nos convida a descer e ir ao encontro das pessoas na planície. Ou seja, é um vaivém que deve fazer da nossa vida um encontro com Deus e com os irmãos”, disse.

 

“Nós somos chamados também a viver a santidade como vemos em Frei Bruno. Por isso, estamos num processo para a beatificação dele e futuramente desejamos que se alcance a glória de Deus de ser canonizado santo”, destacou o bispo diocesano. “Que as nossas preces possam se multiplicar e os milagres também possam ser bem concretos para que possamos, diante da nossa Igreja, conferir aquilo que já faz parte do nosso convívio, por reconhecermos os aspectos de santidade e dos valores cristãos que vivenciou e testemunhou ao passar entre nós. Ele deixou marcas de sua vida cristã e também da sua santidade para que também nós possamos contribuir para que o mundo seja melhor, para que possamos viver também a fé que ele viveu e testemunhou”, desejou o bispo franciscano.


O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, enfatizou a alegria dos franciscanos de participar desta Romaria. “Muitos franciscanos, com a mesma vestimenta de Frei Bruno, estão aí no meio do povo ou estão aqui sobre o altar. Nós queremos renovar nossa fé”, indicou o Ministro Provincial, recordando que a ação evangelizadora dos frades em Santa Catarina começou no final do século 19 e se estendeu no século 20. “Um deles foi Frei Bruno. Outros tantos vieram com esse ardor tão forte pela causa do Evangelho. Andaram em lombo de mula, a cavalo, a pé, nas condições de cada época, levando às pessoas mais necessitadas, doentes e aflitas, a Palavra de Deus, com muito amor, com muito zelo e com muito entusiasmo. E, hoje, nós estamos aqui celebrando esta Romaria e todos somos herdeiros desta tradição, desta missão de levar o Evangelho adiante. Por isso, queremos cantar os louvores a Frei Bruno, mas queremos reacender no nosso coração esse mesmo entusiasmo de levar a todos a sua Palavra, levar a Palavra que ele transportava com tanto carinho, que era a Palavra de Deus. Que ela esteja viva no nosso coração, na nossa devoção a Frei Bruno e na nossa alegria de caminhar e de celebrar a fé no nosso Deus. Que ele nos abençoe a todos, toda essa Igreja de Joaçaba, e todas as Igrejas que vieram em romaria neste dia testemunhar, embora há tanto tempo junto de Deus, que Frei Bruno está vivo no nosso coração e quer continuar vivo nas nossas vidas, nas nossas famílias, na nossa ação em favor da Igreja e do Evangelho”, enfatizou Frei César.

 


O vice-postulador da causa, Frei Estêvão Ottenbreit, que atualmente reside em Roma, onde é guardião na Fraternidade do Antonianum, informou que a partir da entrega do processo em Roma, no ano passado, calcula-se o prazo de um ano para obter um parecer positivo e que esta notícia ainda pode ser dada neste primeiro semestre. “Essa declaração significa muito, pois reconhece a importância do processo e ele pode seguir os seus passos”, disse, informando que esse passo importante é apresentação de um milagre, para que junto com o reconhecimento das virtudes e da santidade de Frei Bruno, possa-se encaminhar para beatificação.

 

Frei Estêvão recordou que agora é importante pedir muita a intercessão de Frei Bruno. Segundo ele, em boa hora foi lançada a “Novena para pedir a beatificação de Frei Bruno Linden, OFM”, escrita por Frei Clarêncio Neotti. “O autor já é conhecido porque nos apresentou, tempos atrás, uma biografia muito bonita sobre Frei Bruno”, elogiou Frei Estêvão. “Esta Novena vai nos ajudar muito. Em nove dias ele destaca as virtudes, ou principais virtudes que viveu e realizou, e a cada dia lembra um trecho da Palavra de Deus, que inspirou a vida de Frei Bruno. Traz um pequeno trecho da biografia de Frei Bruno para conhecê-lo e amá-lo cada vez mais e apresenta um relato de uma graça alcançada”, resumiu.

 

Falando em graças alcançadas, Frei Estêvão insistiu para que elas sejam documentadas. Ele também explicou que a Comissão nomeada por Dom Mário será responsável para recolher e selecionar os relatos de milagres. “Quem sabe no próximo ano, durante a 30ª edição da Caminha Penitencial, já poderemos ter uma notícia mais concreta para a causa de Frei Bruno, para que aquilo que nós sabemos no íntimo de nosso coração – que Frei Bruno é um santo – seja também reconhecido oficialmente por toda a Igreja. Vamos continuar a rezar para que esse milagre aconteça”, pediu o vice-postulador.

 

Instalação da nova Comissão

No sábado, 16 de março, no Salão Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, durante a sessão solene presidida por D. Mário, foi instalada a Comissão para Investigação Diocesana dos Relatos de Milagres Atribuídos à Intercessão do Servo de Deus Frei Bruno Linden.

 

Depois de recordar todo o processo aberto para a beatificação de Frei Bruno, o vice-postulador Frei Alex Sandro Ciarnoscki, chamou os quatro escolhidos –  Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, Pe. Clair José Lovera,  Michelle Selig, e Cláudio Orço – para fazerem o juramento de fidelidade, colocando a mão sobre o Evangelho.

 

“Em nome de Deus, juro desempenhar com fidelidade e diligência o ofício que me compete nesta investigação diocesana sobre os milagres atribuídos sobre a intercessão do Servo de Deus Frei Bruno Linden e sacerdote e professo da Ordem dos Frades Menores, e de manter o devido segredo. Que Deus me ajude neste santo ofício”, prometerem cada um dos integrantes da Comissão.

 

Texto: Moacir Beggo/ Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil OFM

Fonte:Angelo/Pascom



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=