Campanha de vacinação contra a febre amarela


Por Catanduvas Online

19/02/2019 21:35



img


A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas promoverá no dia 02 de Março a campanha para vacinação contra a febre amarela.Neste dia, os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h sem fechar ao meio dia, e contará com diversos profissionais para o atendimento à população.

 

A vacina é contra-indicada para bebês menores de nove meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

 

O Brasil não registra casos de febre amarela urbana desde a década de 1940. Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e nas articulações, náuseas e indisposição.

 

A diferença entre a febre amarela silvestre e urbana é a forma de transmissão. Enquanto a silvestre é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus e Sabeths, a febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue.

 

A Secretaria de Saúde destaca ainda que é importante lembrar que os macacos não transmitem febre amarela. Quando adoecem e morrem ao ser picados pelos mosquitos transmissores da doença, eles servem de alerta para que pesquisadores identifiquem a circulação do vírus em determinada área.

 

A partir de agora, todos os moradores de Santa Catarina com idade entre 9 meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. A medida é preventiva e foi recomendada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de antecipar a proteção contra a doença para toda a população em caso de aumento da área de circulação do vírus.

 

Toda população pode procurar o ESF de seu Bairro, portanto cartão do SUS e caderneta de vacinação, idosos acima de 60 anos, precisam levar um atestado médico que comprove que necessita da vacina.

 

A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação.

 

Assessoria