Rios em quatro cidades de SC estão em estado de emergência

Segundo a Epagri/ Ciram, situação é observada nos municípios de Guaraciaba, José Boiteux, São João Batista e em Camboriú na altura do Rio Canoas


Por Catanduvas Online

18/12/2018 18:26



img


Estiagem é comum nessa época do ano por conta da falta de chuva (Foto: Patrick Rodrigues / Santa)

 

A diminuição das chuvas desde o mês passado já começa a afetar os rios em Santa Catarina causando estiagem em alguns pontos de monitoramento. Conforme a Epagri/ Ciram, nesta segunda-feira ao menos quatro estações estavam em estado de emergência e outras dez em alerta.

 

Conforme relatório divulgado na manhã desta terça-feira, os pontos em estado de emergência estão na bacia hidrográfica do Rio das Antas, que corta o município de Guaraciaba; na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, na altura de José Boiteux; na bacia hidrográfica do Rio Tijucas em São João Batista; e no complexo hidrográfico do Rio Camboriú, na cidade de Camboriú, na altura do Rio Canoas.

 

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo órgão de monitoramento, entre os pontos em estado de emergência o mais crítico é em São João Batista onde a marcação está negativa. Nesse ponto a tendência é de melhora. Em José Boiteux, na manhã desta terça-feira, o nível do rio Itajaí-Açu estava em seis centímetros.

 

A Epagri/ Ciram explica que a estiagem é comum nesta época do ano quando há apenas chuvas isoladas ou pancadas de verão, mas que a situação é potencializada por conta do desvio de água para uso no campo. Segundo o órgão de monitoramento, é o que estaria ocorrendo na bacia do Rio Camboriú, do Rio Piçarras e do Rio Perequê.

 

NSC