Doutor Nilton fala sobre saúde do homem


Por Catanduvas Online

29/11/2018 17:10



img


Dr.Nilton Perlin-Médico

 

Novembro marca um mês em que os homens refletem mais sobre sua saúde, porém, em grande parte, lembram apenas da próstata. Cabe ressaltar, que o homem não se reduz apenas a um órgão, por isso incentivamos o cuidado integral durante todos os meses do ano aos problemas de saúde que mais afetam a população masculina (tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo, cânceres, hipertensão arterial e diabetes melito).

 

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir as doenças crônicas, câncer de próstata e outros cânceres estão: alimentação saudável, manter o peso corporal adequado à idade, exercícios físicos regulares (150 minutos/semana), não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Homens sem sinais e sintomas precisam fazer exames de câncer de próstata? (na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

 

Alguns especialistas são contra os exames de rotina em homens sem sintomas, pois podem trazer tanto benefícios quanto riscos à saúde. Outros, no entanto, são a favor.

 

Benefícios: realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.

 

Riscos: ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia. Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária. Os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização.

 

Para mais informações, procure sua unidade de saúde!

NILTON PERLIN - Médico ESF II

 

Assessoria