Governo do Estado lança Operação Veraneio 2018-2019


Por Catanduvas Online

21/11/2018 12:40



img


As estratégias e ações para garantir o bom atendimento, assim como a segurança dos catarinenses e dos milhares de turistas esperados para a próxima temporada de verão em Santa Catarina, serão apresentadas no evento de pré-lançamento da Operação Veraneio 2018-2019. O ato marcado para esta quarta-feira, 21, às 10h, contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, do secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufi Michreff Neto, do secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, entre outras autoridades no auditório da SOL.

 

O pré-lançamento da Operação Veraneio 2018-2019 objetiva principalmente apresentar dados e ações dos órgãos envolvidos e que tenham impacto direto na temporada de verão em Santa Catarina. Participarão ainda a vice-governadora eleita Daniela Reinehr, dirigentes e presidentes da Casan, Celesc, Secretaria de Saúde, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marinha, entre outros órgãos que compõem a Segurança Pública.

 

A operação

A Operação Veraneio 2018-2019 abrangerá 61 dos 295 municípios catarinenses. Cerca de 9.000 profissionais de segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contarão com mais de 2.000 viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações.

 

Esta Operação Veraneio será coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, presidido pelo secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. “Além das polícias Civil, Militar, Bombeiros Militar, Polícia Militar Rodoviária, IGP e Detran, também aturarão de forma integrada as secretarias da Defesa Civil e da Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal e Federal Rodoviária, bem como as prefeituras abrangidas, através das guardas municipais”.

 

Com a expectativa da vinda de 1,5 milhão argentinos, se integrarão à Operação Veraneio policiais e bombeiros daquele país. A participação deles foi viabilizada através de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

 

Para os 81 dias de operações, as corporações terão forte apoio tecnológico, salientou. “Pela primeira vez, um sistema de inteligência analítica foi adotado pela Secretaria de Segurança Pública. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento.

 

Entre os municípios que serão atendidos pelas forças de segurança neste período, 29 são balneários e 32 com características turísticas como estâncias hidrominerais, e áreas de fronteira.

 

Assessoria