Udesc forma primeira turma de Pedagogia a Distância em Joaçaba


Por Catanduvas Online

18/09/2018 19:00



img


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou em Joaçaba nesta quinta-feira, 13, no Clube Cruzeiro, a cerimônia de outorga de grau de 24 alunos da turma de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O curso iniciou em agosto de 2014, com duração de oito semestres.

 

A solenidade teve a presença do diretor de Extensão do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Udesc, Jorge de Oliveira Musse, da diretora de Ensino de Graduação, Roselaine Ripa, e da chefe do Departamento de Pedagogia a Distância, Karina Marcon. O evento também foi prestigiado por convidados e autoridades locais, como o gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, José Junqueira de Carvalho, que representou o secretário executivo Jorge Ronaldo Pohl, e a secretária de Educação de Joaçaba, Marilena Detoni, que representou o prefeito Dioclesio Ragnini.

 

Além da entrega dos diplomas, do discurso do orador, do juramento e da mensagem do paraninfo da turma e do representante do reitor Marcus Tomasi, o ato solene foi marcado por homenagens aos pais, às tutoras Izabel Amazonas e Sinclair Biazotti e à coordenadora do polo de Joaçaba, Ana Claudia Knollseisen.

 

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Udesc tem como objetivo formar docentes para atuar prioritariamente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase no uso das tecnologias da informação e da comunicação, numa perspectiva crítico-social que subsidie atuações transformadoras com vistas à melhoria do Sistema Educacional Brasileiro. A maioria dos 24 novos pedagogos formados em Joaçaba já atua em sala de aula, nas redes estadual, municipal e privada.

 

De acordo com a Udesc, o perfil do pedagogo formado é o de um profissional de educação preparado para a prática docente reflexiva, para a gestão democrática dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares, presenciais e/ou a distância. Sua atuação reúne habilidades para a observação, análise, planejamento, implementação e avaliação de sistemas educacionais e processos de ensino e aprendizagem que utilizem mediação tecnológica e pedagógica. O profissional ainda está apto para produção e difusão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos, bem como para assumir atividades em áreas emergentes do campo educacional.

 

Udesc em Joaçaba

 

O polo de ensino a distância da Udesc em Joaçaba, inaugurado em 2016 ao lado da ADR, tem mais três cursos em andamento: Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Informática; e Bacharelado em Administração Pública. Para 2019, a universidade confirmou a realização de processo seletivo para o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva.

 

Para o secretário executivo Jorge Ronaldo Pohl, a viabilização da Udesc em Joaçaba foi uma importante conquista para a região. Classificada pelo Ministério da Educação como a quarta melhor universidade estadual do país, a instituição está presente em todas as regiões catarinenses com  12 centros de ensino e 33 polos de apoio presencial para a educação a distância.

 

Mayelli Hall