Dioceses de Joaçaba, Chapecó e Caçador reúnem-se para Encontro Interdiocesano


Por Catanduvas Online

17/09/2018 16:10



img


O dia de domingo (16) foi especial para centenas de fiéis das Dioceses de Joaçaba, Caçador e Chapecó que reuniram-se para para o V Encontro Interdiocesano dos Grupos de Reflexão/Família e Comunidades Eclesiais de Base. Participaram do encontro Dom Frei Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba; Dom Severino Clasen, bispo da Diocese de Caçador; e Dom Odelir Magri, bispo da Diocese de Chapecó, além de sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas.

 

Sob o tema “Cristão leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino” e lema “Sal da terra e luz do mundo”, o V Interdiocesano reforçou a importância do papel do leigo neste Ano Nacional do Laicato. “Vocês são a Igreja. O leigo e a leiga tem um papel fundamental na nossa Igreja e, por esse motivo, devemos fortalecer e valorizar a dedicação de cada um que dedica-se em favor das nossas comunidades de fé”, explanou Dom Severino Clasen em sua palestra.

 

Durante o Interdiocesano houve ainda a apresentação de três projetos que estão acontecendo nas Dioceses do V Interdiocesano. Da Diocese de Caçador, houve a apresentação da Semana Missionária por meio do Diaconato Permanente e a participação da comunidade. A Diocese de Joaçaba apresentou o projeto da Pastoral da Sobriedade que atua na recuperação de dependentes químicos. E a Diocese de Chapecó detalhou a importância das pastorais para o fortalecimento da Igreja.

 

Para Dom Frei Mário Marquez, o evento superou as expectativas. “Estamos felizes com os resultados que colhemos, principalmente, pela participação e envolvimento dos nossos fiéis que lotaram o Centro de Eventos da Paróquia São Cristóvão em Concórdia pertencente a Diocese de Joaçaba/SC. Realmente, foram momentos de intenso aprendizado, muita fé, devoção e fortalecimento da unidade entre as Dioceses como Igrejas irmãs em Santa Catarina”, afirmou.

 

 

Angelo Radavelli